Células Epiteliais Na Urina Raras

Reza April 10, 2022
Epithelial Cells with Bacteria in Patient Urine Stock Photo Image of

Quando fazemos um exame de urina, é comum que algumas células epiteliais sejam encontradas no resultado. No entanto, quando o laudo indica que as células epiteliais estão raras, é preciso ficar atento, já que isso pode indicar algum problema de saúde.

O que são células epiteliais?

As células epiteliais são células que revestem as superfícies do corpo humano, como a pele e os órgãos internos. Elas também são encontradas em outros tecidos, como o tecido conjuntivo e o tecido nervoso. Na urina, as células epiteliais podem ser encontradas tanto na bexiga quanto na uretra e na vagina.

Por que as células epiteliais aparecem na urina?

A presença de células epiteliais na urina é comum, já que elas são eliminadas naturalmente do corpo. No entanto, quando há uma grande quantidade de células epiteliais na urina, isso pode indicar algum problema de saúde.

Algumas das causas mais comuns para a presença de células epiteliais na urina são:

  • Inflamações nos rins, bexiga ou uretra;
  • Infecções urinárias;
  • Lesões nos órgãos do sistema urinário;
  • Câncer de bexiga, rins ou uretra;
  • Uso prolongado de cateter urinário.

O que significa células epiteliais raras na urina?

Quando o laudo do exame de urina indica que as células epiteliais estão raras, significa que elas foram encontradas, mas em quantidade muito pequena. Isso pode ser considerado normal, já que as células epiteliais são eliminadas naturalmente do corpo.

No entanto, se o laudo do exame de urina indicar que outras substâncias estão em quantidade anormal, como leucócitos, hemácias ou proteínas, é preciso investigar mais a fundo, já que isso pode indicar algum problema de saúde.

For more information, please click the button below.

Como é feito o diagnóstico?

Quando o laudo do exame de urina indica a presença de células epiteliais em quantidade anormal, é preciso investigar a causa do problema. Para isso, o médico pode solicitar outros exames, como:

  • Ultrassonografia do sistema urinário;
  • Exame de sangue;
  • Tomografia computadorizada;
  • Cistoscopia.

Além disso, o médico pode pedir uma segunda amostra de urina para confirmar o resultado do primeiro exame.

Qual é o tratamento para células epiteliais raras na urina?

O tratamento para células epiteliais raras na urina vai depender da causa do problema. Se o problema for uma infecção urinária, por exemplo, o tratamento pode envolver o uso de antibióticos. Já no caso de um câncer, o tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.

Por isso, é importante que o paciente siga as orientações médicas e faça todos os exames solicitados para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.

Conclusão

A presença de células epiteliais na urina é comum, mas quando elas estão em quantidade anormal, é preciso investigar a causa do problema. As células epiteliais raras podem ser consideradas normais, mas é importante verificar se outras substâncias estão em quantidade anormal no exame de urina. Se houver alguma suspeita de problema de saúde, é importante seguir as orientações médicas e fazer todos os exames necessários para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.

FAQs

1. As células epiteliais raras na urina indicam necessariamente um problema de saúde?

Não necessariamente. As células epiteliais podem estar presentes na urina em quantidade normal. No entanto, se houver outras substâncias em quantidade anormal no exame de urina, é preciso investigar a causa do problema.

2. É possível ter células epiteliais raras na urina e não ter nenhum sintoma?

Sim, é possível. Algumas doenças do sistema urinário podem ser assintomáticas, ou seja, não apresentam nenhum sintoma. Por isso, é importante fazer exames regularmente para identificar possíveis problemas de saúde.

3. Existe alguma forma de prevenir a presença de células epiteliais na urina?

Não existe uma forma de prevenir a presença de células epiteliais na urina, já que elas são eliminadas naturalmente do corpo. No entanto, é possível prevenir algumas doenças do sistema urinário, como infecções urinárias, mantendo uma boa higiene íntima e bebendo bastante água.

Related video of celulas epiteliais na urina raras

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait