Catorze Ou Quatorze: Qual O Correto?

Reza September 22, 2022
Catorze ou quatroze aprenda qual é o correto e garanta pontos extras

Uma das dúvidas mais comuns entre os falantes da língua portuguesa é a grafia correta do número 14. Afinal, devemos escrevê-lo como “catorze” ou “quatorze”? Neste artigo, vamos explorar a história e as regras da língua portuguesa para descobrir a resposta.

Origem das Palavras

Tanto “catorze” quanto “quatorze” são palavras corretas e reconhecidas pela língua portuguesa. Ambas têm a mesma origem etimológica: o latim “quattuordecim”. Essa palavra foi formada pela junção de “quattuor” (que significa “quatro”) e “decim” (que significa “dez”), indicando que 14 é a soma de quatro e dez.

No entanto, ao longo do tempo, essa palavra foi sofrendo alterações e adaptações nos diferentes idiomas. Em português, por exemplo, a palavra “quattuordecim” foi inicialmente adaptada para “catorze”, que era a forma mais comum de se escrever o número no século XIII.

No entanto, a partir do século XVIII, a palavra “quatorze” começou a ganhar espaço, principalmente em Portugal. Isso aconteceu porque a grafia “quatorze” seguia uma regra de ortografia que determinava que a letra “q” só poderia ser usada seguida da letra “u”. Assim, a palavra “catorze” passou a ser vista como uma exceção a essa regra, enquanto “quatorze” seguia as normas ortográficas.

Regras Ortográficas

Atualmente, tanto “catorze” quanto “quatorze” são consideradas formas corretas de se escrever o número 14. Isso acontece porque a reforma ortográfica de 2009 aboliu a regra que determinava o uso obrigatório do “q” seguido de “u”.

No entanto, é importante lembrar que a ortografia correta para o número 14 varia de acordo com o país. No Brasil, a grafia mais comum é “quatorze”, enquanto em Portugal é mais comum escrever “catorze”.

For more information, please click the button below.

Além disso, é importante seguir outras regras ortográficas ao escrever o número 14. Por exemplo, ele deve ser escrito com letras minúsculas (exceto no início de frases), e deve ser seguido de um ponto final quando usado abreviadamente (ex: “pág. 14”).

Variações Regionais

Como mencionado anteriormente, a grafia correta para o número 14 varia de acordo com o país. No Brasil, a forma mais comum é “quatorze”, enquanto em Portugal é mais comum escrever “catorze”.

No entanto, dentro do próprio Brasil, existem variações regionais no uso das palavras. Em algumas regiões, é mais comum ouvir “catorze” do que “quatorze”, e vice-versa. Isso pode acontecer devido a influências de outros idiomas (como o espanhol, que utiliza a palavra “catorce”), ou mesmo por tradições locais.

Por isso, é importante respeitar as variações regionais e escolher a grafia mais comum na região em que se está escrevendo ou falando.

Conclusão

Em resumo, tanto “catorze” quanto “quatorze” são formas corretas de se escrever o número 14. A escolha da grafia correta pode variar de acordo com o país ou região, mas é importante seguir as regras ortográficas e respeitar as variações regionais.

FAQs

1. Existe alguma diferença entre “catorze” e “quatorze” além da grafia?

Não, “catorze” e “quatorze” são palavras sinônimas que têm o mesmo significado e podem ser usadas indistintamente. A escolha da grafia correta depende apenas de questões ortográficas e regionais.

2. Qual a grafia correta para o número 40?

O número 40 deve ser escrito com a letra “q”, seguindo a regra ortográfica que determina que a letra “q” deve ser sempre seguida da letra “u”. Assim, a grafia correta é “quarenta”.

3. A grafia correta para o número 14 mudou ao longo do tempo?

Sim, a grafia correta para o número 14 já passou por diversas alterações ao longo da história da língua portuguesa. Inicialmente, a palavra “quattuordecim” foi adaptada para “catorze”, mas a partir do século XVIII a forma “quatorze” começou a ganhar espaço em Portugal. Atualmente, ambas as formas são consideradas corretas.

Related video of catorze ou quatorze qual o correto

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait