Carboidratos, Proteínas E Lipídios Tabela

Reza April 23, 2022
Estrutura Dos Carboidratos Lipidios E Proteinas Detalhes científicos

Quando se trata de nutrição, os macronutrientes mais importantes são carboidratos, proteínas e lipídios. Eles são essenciais para o corpo humano para realizar funções vitais e manter a saúde geral.

Carboidratos

Carboidratos são a principal fonte de energia do corpo. Eles são encontrados em alimentos como pães, massas, arroz, frutas e legumes. Existem dois tipos principais de carboidratos: simples e complexos.

  • Carboidratos simples são compostos de açúcares simples, como glicose e frutose. Eles são encontrados em alimentos como açúcar de mesa, doces, refrigerantes e sucos açucarados.
  • Carboidratos complexos são compostos de açúcares mais complexos, como amido e fibras. Eles são encontrados em alimentos como pães integrais, massas integrais, arroz integral, frutas e legumes.

Quando se trata de consumo de carboidratos, é importante escolher carboidratos complexos como a principal fonte de energia. Eles fornecem energia duradoura e são ricos em nutrientes importantes. Carboidratos simples, por outro lado, devem ser consumidos com moderação, pois podem causar picos de açúcar no sangue e não são tão nutritivos quanto carboidratos complexos.

Proteínas

As proteínas são essenciais para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo. Elas são encontradas em alimentos como carne, peixe, ovos, laticínios, legumes e nozes.

  • Proteínas animais são consideradas proteínas completas porque contêm todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa. Elas são encontradas em alimentos como carne, frango, peixe, ovos e laticínios.
  • Proteínas vegetais muitas vezes não contêm todos os aminoácidos essenciais, mas podem ser combinadas para formar uma proteína completa. Elas são encontradas em alimentos como legumes, nozes, sementes e grãos integrais.

É importante consumir proteínas de fontes variadas para garantir que o corpo receba todos os aminoácidos essenciais necessários. Além disso, escolher proteínas magras, como peixes e aves, pode ajudar a reduzir a ingestão de gordura saturada.

Lipídios

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são importantes para o funcionamento adequado do corpo. Eles são encontrados em alimentos como óleos, manteiga, nozes, sementes, abacate e carne.

For more information, please click the button below.
  • Gorduras saturadas são encontradas em alimentos de origem animal, como carne, manteiga e queijo. Consumir muitas gorduras saturadas pode aumentar o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
  • Gorduras insaturadas são encontradas em alimentos como óleos, nozes, sementes e abacate. Consumir gorduras insaturadas pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas.

É importante consumir gorduras em moderação e escolher gorduras insaturadas em vez de gorduras saturadas sempre que possível.

Tabela de Carboidratos, Proteínas e Lipídios

A tabela abaixo mostra a quantidade de carboidratos, proteínas e lipídios em algumas das fontes mais comuns de alimentos.

Alimento Carboidratos (g) Proteínas (g) Lipídios (g)
Arroz integral (1 xícara) 45 5 2
Pão integral (1 fatia) 12 3 1
Maçã (1 média) 25 0 0
Frango (100g) 0 20 3
Salmão (100g) 0 22 13
Amêndoas (1/4 xícara) 6 6 16
Abacate (1/2 médio) 6 2 15

Conclusão

Carboidratos, proteínas e lipídios são macronutrientes importantes que o corpo precisa para funcionar adequadamente. É importante escolher alimentos que sejam ricos em nutrientes e fontes variadas de carboidratos, proteínas e lipídios. Além disso, é importante consumir esses nutrientes em quantidades equilibradas para garantir uma dieta saudável e equilibrada.

FAQs

1. Qual é a quantidade diária recomendada de carboidratos, proteínas e lipídios?

A quantidade diária recomendada de carboidratos, proteínas e lipídios varia de acordo com a idade, sexo, peso e nível de atividade física de uma pessoa. Em geral, as Diretrizes Dietéticas para Americanos recomendam que os carboidratos forneçam de 45% a 65% das calorias diárias, as proteínas forneçam de 10% a 35% das calorias diárias e as gorduras forneçam de 20% a 35% das calorias diárias.

2. Qual é a melhor fonte de carboidratos para uma dieta saudável?

A melhor fonte de carboidratos para uma dieta saudável é alimentos ricos em carboidratos complexos, como pães integrais, massas integrais, arroz integral, frutas e legumes. Esses alimentos fornecem energia duradoura e são ricos em nutrientes importantes. Carboidratos simples, como açúcar de mesa e doces, devem ser consumidos com moderação.

3. Como posso reduzir minha ingestão de gorduras saturadas?

Existem várias maneiras de reduzir a ingestão de gorduras saturadas na dieta. Por exemplo, escolher carnes magras, como frango e peixe, em vez de carne vermelha pode reduzir a ingestão de gordura saturada. Além disso, escolher fontes de gorduras insaturadas, como óleos, nozes e sementes, em vez de gorduras saturadas pode ajudar a reduzir a ingestão de gordura saturada.

Related video of carboidratos proteinas e lipidios tabela

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait