Calcule Mentalmente O Mmc De 2 E 6

Reza December 16, 2022
Algoritmo de Cálculo do MMC com 2, 5 e 6 YouTube

Para calcular o mínimo múltiplo comum (mmc) de dois números, é preciso encontrar um número que seja múltiplo de ambos. No caso de 2 e 6, os múltiplos de 2 são: 2, 4, 6, 8, 10, 12… e os múltiplos de 6 são: 6, 12, 18, 24…

Método 1: Listando os múltiplos

Para encontrar o mmc de 2 e 6, podemos listar os múltiplos dos dois números até encontrar o menor número que é múltiplo de ambos. Dessa forma, temos:

  • Múltiplos de 2: 2, 4, 6, 8, 10, 12…
  • Múltiplos de 6: 6, 12, 18, 24…

Podemos ver que o primeiro número que aparece nas duas listas é o número 6, portanto, esse é o menor múltiplo comum de 2 e 6.

Método 2: Fatoração em números primos

Outra forma de calcular o mmc de dois números é através da fatoração em números primos. Para isso, devemos escrever os números como um produto de fatores primos e, em seguida, multiplicar cada fator primo pelo maior expoente encontrado entre os dois números.

No caso de 2 e 6, temos:

  • 2 = 2
  • 6 = 2 x 3

Como o único fator primo em comum entre os dois números é o 2, devemos multiplicar esse fator pelo maior expoente encontrado, que é 3. Dessa forma, temos:

For more information, please click the button below.

2 x 3 = 6

Portanto, o mmc de 2 e 6 é igual a 6.

Conclusão

O mmc de 2 e 6 é 6, pois é o menor número que é múltiplo de ambos os números. Esse resultado pode ser obtido através da lista de múltiplos ou através da fatoração em números primos.

FAQs

1. O que é o mínimo múltiplo comum?

O mínimo múltiplo comum (mmc) é o menor número que é múltiplo de dois ou mais números.

2. Qual a diferença entre mmc e mdc?

O máximo divisor comum (mdc) é o maior número que divide dois ou mais números, enquanto o mínimo múltiplo comum (mmc) é o menor número que é múltiplo de dois ou mais números.

3. Como calcular o mmc de três ou mais números?

Para calcular o mmc de três ou mais números, podemos utilizar o método da fatoração em números primos ou o método da lista de múltiplos. No método da fatoração, devemos escrever cada número como um produto de fatores primos e multiplicar cada fator primo pelo maior expoente encontrado entre os números. No método da lista, devemos listar os múltiplos de cada número até encontrar o menor número que é múltiplo de todos.

Related video of calcule mentalmente o mmc de 2 e 6

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait