Calcule As Frações E Se Possível Simplifique O Resultado

Reza July 18, 2021
ME AJUDEMMCalcule as frações e, se possível simplifique o resultado

Introdução

Nesta questão, será necessário calcular as frações e simplificar o resultado, caso possível. As frações são uma parte importante da matemática e são usadas em muitas áreas, como física, química e engenharia. É importante entender como calcular e simplificar frações para resolver problemas matemáticos e aplicá-los em situações cotidianas.

Como Calcular Frações

O cálculo de frações envolve a adição, subtração, multiplicação e divisão de frações. Para adicionar ou subtrair frações, é necessário ter um denominador comum. Para multiplicar frações, basta multiplicar os numeradores e os denominadores. Para dividir frações, basta multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda. Para simplificar frações, é necessário encontrar o máximo divisor comum entre o numerador e o denominador e dividi-los por esse número. Por exemplo, se a fração for 12/16, o máximo divisor comum entre 12 e 16 é 4. Dividindo ambos por 4, obtemos a fração simplificada 3/4.

Exemplo 1: Adição de Frações

Para adicionar frações, é necessário ter um denominador comum. Para isso, podemos encontrar o mínimo múltiplo comum (MMC) dos denominadores e transformar as frações em equivalentes com esse denominador. Suponha que precisamos calcular a soma das frações 1/4 e 3/8. O MMC de 4 e 8 é 8, então podemos transformar as frações em equivalentes com denominador 8: 1/4 = 2/8 3/8 = 3/8 Agora podemos somar as frações: 2/8 + 3/8 = 5/8 Portanto, a soma de 1/4 e 3/8 é 5/8.

Exemplo 2: Subtração de Frações

O processo para subtrair frações é semelhante ao de adição. Precisamos ter um denominador comum para poder subtrair as frações. Podemos encontrar o MMC dos denominadores e transformar as frações em equivalentes com esse denominador. Suponha que precisamos calcular a diferença entre as frações 5/6 e 2/3. O MMC de 6 e 3 é 6, então podemos transformar as frações em equivalentes com denominador 6: 5/6 = 5/6 2/3 = 4/6 Agora podemos subtrair as frações: 5/6 – 4/6 = 1/6 Portanto, a diferença entre 5/6 e 2/3 é 1/6.

Exemplo 3: Multiplicação de Frações

Para multiplicar frações, basta multiplicar os numeradores e os denominadores. Suponha que precisamos calcular o produto das frações 2/3 e 3/4: 2/3 x 3/4 = (2 x 3) / (3 x 4) = 6/12 A fração 6/12 pode ser simplificada dividindo ambos por 6: 6/12 = 1/2 Portanto, o produto de 2/3 e 3/4 é 1/2.

Exemplo 4: Divisão de Frações

Para dividir frações, basta multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda. Suponha que precisamos calcular o quociente das frações 2/3 e 3/4: 2/3 ÷ 3/4 = 2/3 x 4/3 = 8/9 A fração 8/9 não pode ser simplificada, portanto, o quociente de 2/3 e 3/4 é 8/9.

For more information, please click the button below.

Como Simplificar Frações

Para simplificar frações, é necessário encontrar o máximo divisor comum (MDC) entre o numerador e o denominador e dividi-los por esse número. O MDC é o maior número que divide ambos sem deixar resto. Por exemplo, o MDC de 12 e 16 é 4. Após encontrar o MDC, podemos dividir ambos o numerador e o denominador por esse número para simplificar a fração. Por exemplo, se a fração é 12/16, o MDC é 4. Dividindo ambos por 4, obtemos a fração simplificada 3/4.

Exemplo 5: Simplificação de Frações

Suponha que precisamos simplificar a fração 20/30. Para isso, podemos encontrar o MDC de 20 e 30, que é 10. Dividindo ambos por 10, obtemos a fração simplificada 2/3: 20/30 = (20 ÷ 10) / (30 ÷ 10) = 2/3 Portanto, a fração 20/30 pode ser simplificada para 2/3.

Conclusão

As frações são uma parte importante da matemática e são usadas em muitas áreas, como física, química e engenharia. Para calcular frações, é necessário saber adicionar, subtrair, multiplicar e dividir frações. Para simplificar frações, é necessário encontrar o MDC e dividi-los pelo MDC. É importante entender como calcular e simplificar frações para resolver problemas matemáticos e aplicá-los em situações cotidianas.

FAQs

1. Como posso saber se uma fração está simplificada?

Uma fração está simplificada se o numerador e o denominador não têm mais divisores em comum além de 1. Por exemplo, a fração 2/3 está simplificada, mas a fração 4/6 não está, pois pode ser simplificada para 2/3.

2. É possível somar ou subtrair frações com denominadores diferentes?

Sim, é possível somar ou subtrair frações com denominadores diferentes, mas é necessário ter um denominador comum. Para isso, é necessário encontrar o MMC dos denominadores e transformar as frações em equivalentes com esse denominador.

3. Como posso encontrar o MDC entre dois números?

Para encontrar o MDC entre dois números, é necessário encontrar todos os divisores comuns entre eles e identificar o maior. Por exemplo, o MDC de 12 e 16 é 4, pois os divisores comuns são 1, 2, 4 e o maior é 4.

Related video of calcule as frações e se possível simplifique o resultado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait