Bolinho De Chuva Com Bicarbonato

Reza February 9, 2023
Bolinho de Chuva econômico SEM OVO E COM BICARBONATO. Pode comer com

O que é?

O bolinho de chuva é um doce típico brasileiro que surgiu no período colonial. Ele consiste em uma massa frita em óleo e polvilhada com açúcar e canela. O bicarbonato de sódio é um ingrediente opcional que pode ser adicionado à receita para dar leveza e maciez à massa.

Como fazer?

Para fazer o bolinho de chuva com bicarbonato, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de leite
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela para polvilhar

Para preparar a massa, siga os seguintes passos:

  1. Em uma tigela, bata o ovo com o açúcar até obter uma mistura homogênea.
  2. Adicione a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio e misture bem.
  3. Acrescente o leite aos poucos, mexendo até obter uma massa lisa e homogênea.
  4. Aqueça o óleo em uma panela ou frigideira.
  5. Com a ajuda de uma colher, pegue pequenas porções da massa e coloque no óleo quente.
  6. Frite os bolinhos de chuva até ficarem dourados dos dois lados.
  7. Retire os bolinhos do óleo com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
  8. Polvilhe açúcar e canela sobre os bolinhos ainda quentes e sirva.

Qual a história do bolinho de chuva?

O bolinho de chuva é um doce tradicional da culinária brasileira que tem sua origem no período colonial. A receita foi trazida pelos portugueses, que a adaptaram ao clima tropical do Brasil. Acredita-se que o nome “bolinho de chuva” tenha sido dado porque o doce era preparado em dias chuvosos, quando a fritura não era tão perigosa devido à umidade do ar.

Qual a importância do bicarbonato de sódio na receita?

O bicarbonato de sódio é um ingrediente opcional na receita do bolinho de chuva, mas é bastante utilizado por algumas pessoas para dar leveza e maciez à massa. Isso acontece porque o bicarbonato de sódio, ao entrar em contato com o ácido presente na massa (no caso, o fermento em pó), libera gás carbônico, o que faz com que a massa cresça e fique mais fofinha.

Posso substituir o bicarbonato de sódio por outro ingrediente?

Sim, é possível substituir o bicarbonato de sódio por outros ingredientes que também ajudem a dar leveza à massa, como o fermento químico em pó, o bicarbonato de amônio ou a clara em neve. No entanto, é importante lembrar que cada ingrediente tem suas próprias características e pode afetar o sabor e a textura do bolinho de chuva.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O bolinho de chuva com bicarbonato é uma opção deliciosa de sobremesa ou lanche da tarde, bastante popular na culinária brasileira. A receita é simples e fácil de preparar, e o bicarbonato de sódio pode ser utilizado para dar leveza e maciez à massa. Experimente fazer em casa e surpreenda sua família e amigos!

FAQs

1. O bolinho de chuva com bicarbonato é uma opção saudável?

Não, o bolinho de chuva com bicarbonato não é uma opção saudável, pois é frito em óleo e contém açúcar e farinha de trigo refinada. No entanto, é possível fazer algumas adaptações na receita para torná-la um pouco mais saudável, como utilizar óleo de coco ou de canola para fritar e substituir parte da farinha de trigo por farinha integral.

2. Posso congelar os bolinhos de chuva?

Sim, é possível congelar os bolinhos de chuva depois de prontos. Para isso, deixe esfriar completamente e coloque em um recipiente com tampa, separando cada camada com papel manteiga. Na hora de consumir, retire do freezer e deixe em temperatura ambiente por alguns minutos antes de aquecer no forno ou micro-ondas.

3. Qual a melhor época para comer bolinho de chuva?

O bolinho de chuva é uma opção deliciosa para qualquer época do ano, mas muitas pessoas associam o doce aos dias mais frios e chuvosos. De qualquer forma, ele pode ser consumido a qualquer momento, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou como sobremesa após o almoço.

Related video of bolinho de chuva com bicarbonato

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait