Autores E Obras Do Quinhentismo

Reza May 6, 2022
Literatura no Brasil Quinhentismo (1500) Universo Literário

O Quinhentismo, também conhecido como cinquecento, foi um movimento literário que surgiu no Brasil durante o século XVI, período em que os portugueses chegaram ao país e iniciaram a colonização. Esse movimento foi marcado pela visão do colonizador europeu em relação à nova terra, marcada por um forte caráter descritivo e informativo sobre a fauna, flora, costumes e povos nativos. Neste artigo, conheceremos os principais autores e obras do Quinhentismo.

Autores do Quinhentismo

O Quinhentismo foi marcado pela presença de escritores portugueses que vieram ao Brasil, além de padres jesuítas que tinham como objetivo catequizar os povos nativos. Conheça, abaixo, alguns dos principais autores do movimento:

Pero Vaz de Caminha

Pero Vaz de Caminha foi um dos primeiros escritores a descrever a nova terra, escrevendo a famosa carta ao rei de Portugal, onde relata as primeiras impressões sobre o Brasil. A carta, escrita em 1500, é considerada o marco inicial do Quinhentismo brasileiro e um importante documento histórico.

Padre José de Anchieta

O padre José de Anchieta foi um dos principais representantes da Companhia de Jesus no Brasil. Ele escreveu diversas obras, entre elas, os poemas “De Beata Virgine Dei Matre” e “De Gestis Mendi de Saa”, além da peça teatral “Auto de São Lourenço”. Seus textos apresentam uma forte influência da religião católica e da cultura europeia.

Pero de Magalhães Gandavo

Pero de Magalhães Gandavo foi um escritor e historiador português que viveu no Brasil durante o século XVI. Ele escreveu a obra “História da Província Santa Cruz”, que apresenta uma visão detalhada das características geográficas, culturais e sociais do Brasil da época.

Pero de Mariz

Pero de Mariz foi um explorador português que viveu no Brasil durante o século XVI. Ele escreveu a obra “Diálogos das Grandezas do Brasil”, que apresenta uma visão descritiva e informativa sobre a fauna, flora e povos nativos do Brasil. A obra é considerada uma das primeiras a tratar sobre a temática indígena.

For more information, please click the button below.

Obras do Quinhentismo

As obras do Quinhentismo são marcadas pela visão do colonizador europeu em relação à nova terra, apresentando uma forte preocupação com a descrição das características geográficas, culturais e sociais do Brasil. Conheça, abaixo, algumas das principais obras do movimento:

Carta de Pero Vaz de Caminha

A Carta de Pero Vaz de Caminha é considerada o marco inicial do Quinhentismo brasileiro. Nela, o escritor relata as primeiras impressões sobre a nova terra e apresenta uma visão descritiva e informativa sobre a fauna, flora e povos nativos do Brasil.

Diálogos das Grandezas do Brasil, de Pero de Mariz

“Diálogos das Grandezas do Brasil” é uma obra escrita por Pero de Mariz que apresenta uma visão descritiva e informativa sobre a fauna, flora e povos nativos do Brasil. A obra é considerada uma das primeiras a tratar sobre a temática indígena.

Tratado Descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Sousa

O “Tratado Descritivo do Brasil” é uma obra escrita por Gabriel Soares de Sousa que apresenta uma visão descritiva e informativa sobre a fauna, flora e povos nativos do Brasil. A obra é considerada uma das mais completas sobre o assunto e é uma importante fonte de informações sobre a época.

Prosopopeia, de Bento Teixeira

“Prosopopeia” é uma obra escrita por Bento Teixeira que apresenta uma visão poética do Brasil da época. O livro é dividido em três partes e apresenta uma série de poemas que tratam sobre a natureza, os povos nativos e a religião católica.

Conclusão

O Quinhentismo foi um movimento literário marcado pela visão do colonizador europeu em relação à nova terra. Os escritores apresentaram uma forte preocupação com a descrição das características geográficas, culturais e sociais do Brasil, além de uma forte influência da religião católica e da cultura europeia. As obras do movimento são importantes fontes de informações sobre a época e sobre a formação da cultura brasileira.

FAQs

Quais foram os principais temas abordados no Quinhentismo?

Os principais temas abordados no Quinhentismo foram a descrição das características geográficas, culturais e sociais do Brasil, além da influência da religião católica e da cultura europeia.

Quais foram as principais obras do Quinhentismo?

Algumas das principais obras do Quinhentismo foram a Carta de Pero Vaz de Caminha, os “Diálogos das Grandezas do Brasil”, de Pero de Mariz, o “Tratado Descritivo do Brasil”, de Gabriel Soares de Sousa, e “Prosopopeia”, de Bento Teixeira.

Qual foi a importância do Quinhentismo para a formação da cultura brasileira?

O Quinhentismo foi importante para a formação da cultura brasileira por apresentar as primeiras informações sobre o Brasil e sobre os povos nativos. As obras do movimento são importantes fontes de informações sobre a época e sobre a formação da cultura brasileira.

Related video of autores e obras do quinhentismo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait