Atos 8:26-31 Explicação

Reza December 13, 2021
PPT Acts 82631 PowerPoint Presentation, free download ID9253964

Contexto Histórico

O livro de Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, um médico e companheiro de Paulo. O livro conta a história da igreja primitiva após a ascensão de Jesus ao céu. O capítulo 8 começa com a perseguição aos cristãos em Jerusalém, o que levou muitos a fugirem para outras regiões. Um desses cristãos foi Filipe, um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para cuidar da distribuição de alimentos para os pobres. Filipe foi para a cidade de Samaria, onde pregou o evangelho e muitos foram batizados. Em meio a esse sucesso, um anjo do Senhor apareceu a Filipe e o instruiu a ir em direção ao sul, para uma estrada que ia de Jerusalém a Gaza.

O Encontro com o Etíope

Enquanto estava na estrada, Filipe viu um carro que se aproximava e ouviu o Espírito Santo lhe dizer para se aproximar. Quando se aproximou do carro, Filipe viu que havia um homem etíope sentado nele, lendo um trecho do livro de Isaías. Filipe perguntou ao homem se ele compreendia o que estava lendo e o etíope respondeu que não, pedindo ajuda para entender. O trecho que ele estava lendo era Isaías 53:7-8, que fala sobre o sofrimento do Servo de Deus, que foi morto pelos pecados do povo. Filipe então explicou a passagem para o etíope, mostrando como ela se referia a Jesus e o evangelho. O etíope ficou tão impressionado que pediu para ser batizado ali mesmo, o que Filipe fez.

Significado Teológico

O encontro entre Filipe e o etíope é um exemplo do papel dos cristãos em compartilhar o evangelho com outras pessoas. Filipe foi guiado pelo Espírito Santo para se aproximar do carro do etíope e explicar a ele a mensagem de Isaías, levando-o a crer em Jesus e ser batizado. Além disso, o encontro mostra como o evangelho é para todas as pessoas, independentemente de sua origem étnica. O etíope era um estrangeiro, mas isso não o impediu de receber a mensagem e crer em Jesus. A passagem também mostra a importância do batismo como parte da conversão ao cristianismo. O etíope pediu para ser batizado assim que entendeu a mensagem e Filipe prontamente o fez.

Conclusão

O encontro entre Filipe e o etíope é um exemplo inspirador do papel que os cristãos devem desempenhar na propagação do evangelho. Devemos estar abertos e dispostos a compartilhar a mensagem com outras pessoas, independentemente de sua origem ou status social. Além disso, devemos lembrar que o batismo é uma parte importante da conversão e deve ser realizado prontamente.

FAQs

1. Quem era o etíope?

O texto de Atos não nos dá muitos detalhes sobre a identidade do etíope. Sabemos que ele era um oficial da corte da rainha da Etiópia e que estava voltando de uma viagem a Jerusalém.

2. Por que o etíope estava lendo Isaías?

Não temos certeza, mas é possível que o etíope estivesse lendo Isaías como parte de sua busca espiritual. A Etiópia tinha uma comunidade judaica significativa e ele pode ter sido atraído pelo judaísmo ou pelo cristianismo.

For more information, please click the button below.

3. O que aconteceu com o etíope após o batismo?

O texto de Atos não nos dá muitos detalhes sobre o que aconteceu com o etíope após o batismo. Sabemos que ele continuou sua viagem de volta para casa, mas não sabemos se ele se tornou um líder cristão ou se teve um papel ativo na disseminação do evangelho em sua terra natal.

Related video of atos 8 26 31 explicação

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait