Atividades De Sujeito E Predicado Para O 5º Ano

Reza December 2, 2022
Atividades Sujeito E Predicado 5 Ano Ensino Fundamental Ensino

A gramática é uma das disciplinas mais importantes do ensino fundamental. Ela é responsável por ensinar a língua portuguesa e suas regras, além de contribuir para a formação do pensamento crítico e da interpretação textual. Nesse sentido, as atividades de sujeito e predicado são essenciais para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos do 5º ano.

O que é sujeito e predicado?

O sujeito é o termo da oração que indica o ser sobre o qual se faz uma afirmação. Ele pode ser classificado em simples, composto, oculto ou indeterminado. Já o predicado é o termo da oração que contém a informação sobre o sujeito, ou seja, é o que se afirma sobre ele. Ele pode ser classificado em verbal, nominal, verbo-nominal ou zero.

Por que é importante aprender sujeito e predicado?

O conhecimento de sujeito e predicado é fundamental para a compreensão e produção de textos. A partir da identificação desses elementos, o aluno é capaz de construir frases com clareza e coesão, evitando ambiguidades e redundâncias. Além disso, o estudo desses conceitos contribui para o domínio da norma culta da língua portuguesa, o que é fundamental para a inserção social e profissional dos alunos.

Atividades de sujeito e predicado para o 5º ano

A seguir, serão apresentadas algumas atividades de sujeito e predicado para o 5º ano, que podem ser adaptadas de acordo com o nível de conhecimento dos alunos.

Atividade 1

Leia o texto a seguir e identifique o sujeito e o predicado das seguintes frases:

Texto: O cachorro correu no parque.

For more information, please click the button below.
  1. O cachorro
  2. correu no parque

Atividade 2

Complete as frases a seguir com o sujeito e o predicado adequados:

  1. _____ é a capital do Brasil.
  2. _____ comeu uma maçã.
  3. _____ está brincando no parque.

Respostas:

  1. Brasília é a capital do Brasil.
  2. Ele comeu uma maçã.
  3. Maria está brincando no parque.

Atividade 3

Reescreva as frases a seguir, trocando o sujeito e o predicado:

  1. A menina pulou no rio.
  2. O pássaro canta na árvore.
  3. O carro passou pela rua.

Respostas:

  1. No rio, pulou a menina.
  2. Na árvore, canta o pássaro.
  3. Pela rua, passou o carro.

Conclusão

As atividades de sujeito e predicado são essenciais para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos do 5º ano. A partir da identificação desses elementos, o aluno é capaz de construir frases com clareza e coesão, evitando ambiguidades e redundâncias. Além disso, o estudo desses conceitos contribui para o domínio da norma culta da língua portuguesa, o que é fundamental para a inserção social e profissional dos alunos.

FAQs

O que é sujeito oculto?

O sujeito oculto é aquele que não está explícito na frase, mas pode ser identificado a partir do verbo conjugado. Por exemplo: “Gostamos de pizza”. Nessa frase, o sujeito oculto é “nós”, que pode ser identificado a partir do verbo conjugado “gostamos”.

O que é predicado verbal?

O predicado verbal é aquele que contém um verbo como núcleo, que pode estar acompanhado ou não de complementos verbais. Por exemplo: “O menino correu no parque”. Nessa frase, o predicado verbal é “correu no parque”, que contém o verbo “correu” como núcleo.

Qual é a importância do estudo da gramática?

O estudo da gramática é importante para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos, ou seja, a capacidade de compreender e produzir textos com clareza, coesão e coerência. Além disso, o conhecimento das regras gramaticais contribui para o domínio da norma culta da língua portuguesa, o que é fundamental para a inserção social e profissional dos alunos.

Related video of atividades sujeito e predicado 5 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait