Atividades Sobre Orações Subordinadas Adverbiais

Reza July 3, 2021
Orações Subordinadas Adverbiais

O estudo das orações subordinadas adverbiais é de grande importância na gramática e na produção de textos. As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem a função de advérbio em relação à oração principal, indicando uma circunstância de tempo, causa, modo, condição, entre outras.

Atividade 1: Identificação de orações subordinadas adverbiais

A primeira atividade consiste em identificar orações subordinadas adverbiais em frases. Para isso, é necessário conhecer as conjunções que introduzem essas orações. Algumas das conjunções mais comuns são:

  • Quando
  • Se
  • Como
  • Porque
  • Embora

Exemplo de frase com oração subordinada adverbial de tempo:

Quando eu chegar em casa, vou descansar.

Nessa frase, a oração subordinada adverbial de tempo é “quando eu chegar em casa”. Ela indica uma circunstância de tempo em relação à oração principal “vou descansar”.

Atividade 2: Classificação das orações subordinadas adverbiais

A segunda atividade consiste em classificar as orações subordinadas adverbiais identificadas na atividade anterior. As orações subordinadas adverbiais podem ser classificadas de acordo com a circunstância que expressam. Algumas das classificações mais comuns são:

For more information, please click the button below.
  • Orações subordinadas adverbiais de tempo
  • Orações subordinadas adverbiais de causa
  • Orações subordinadas adverbiais de consequência
  • Orações subordinadas adverbiais de condição
  • Orações subordinadas adverbiais de concessão

Exemplo de frase com oração subordinada adverbial de tempo:

Quando eu chegar em casa, vou descansar.

Nessa frase, a oração subordinada adverbial de tempo é classificada como tal, pois indica uma circunstância de tempo em relação à oração principal “vou descansar”.

Atividade 3: Produção de frases com orações subordinadas adverbiais

A terceira atividade consiste em produzir frases com orações subordinadas adverbiais. Os alunos podem escolher a circunstância que desejam expressar e utilizar as conjunções adequadas para introduzir as orações subordinadas.

Exemplo de frase com oração subordinada adverbial de consequência:

Ele estudou muito, por isso passou no vestibular.

Nessa frase, a oração subordinada adverbial de consequência é “por isso passou no vestibular”. Ela indica a consequência da oração principal “ele estudou muito”.

Atividade 4: Transformação de frases com orações subordinadas adverbiais em períodos simples

A quarta atividade consiste em transformar frases com orações subordinadas adverbiais em períodos simples. Essa atividade é importante para que os alunos compreendam a estrutura das orações e percebam a diferença entre a oração principal e a oração subordinada.

Exemplo de transformação de frase com oração subordinada adverbial de tempo:

Quando eu chegar em casa, vou descansar.

Transformação em período simples: Eu vou descansar.

Atividade 5: Produção de texto com orações subordinadas adverbiais

A quinta atividade consiste em produzir um texto utilizando orações subordinadas adverbiais. É importante que os alunos escolham a circunstância que desejam expressar e utilizem as conjunções adequadas para introduzir as orações subordinadas. Além disso, é importante que os textos tenham coerência e coesão.

Exemplo de texto com orações subordinadas adverbiais:

Quando acordei, vi que estava chovendo muito. Como não tinha guarda-chuva, decidi ficar em casa. Enquanto assistia televisão, lembrei que tinha um livro que queria ler há tempos. Por isso, fui até a estante e peguei o livro. Embora estivesse chovendo muito lá fora, eu estava feliz por estar em casa, lendo um bom livro.

As atividades sobre orações subordinadas adverbiais são importantes para que os alunos compreendam a estrutura das orações e percebam a diferença entre a oração principal e a oração subordinada. Além disso, as atividades permitem que os alunos produzam textos com mais coesão e coerência.

FAQs

1. Qual a importância das orações subordinadas adverbiais na produção de textos?

As orações subordinadas adverbiais são importantes na produção de textos, pois permitem que o autor expresse circunstâncias de tempo, causa, modo, condição, entre outras.

2. Quais são as conjunções mais comuns que introduzem as orações subordinadas adverbiais?

Algumas das conjunções mais comuns são: quando, se, como, porque, embora.

3. O que é necessário para produzir um texto com orações subordinadas adverbiais?

É necessário escolher a circunstância que se deseja expressar e utilizar as conjunções adequadas para introduzir as orações subordinadas. Além disso, é importante que os textos tenham coerência e coesão.

Related video of atividades sobre orações subordinadas adverbiais

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait