Atividades Sobre Cidades Planejadas E Espontâneas 5 Ano

Reza May 31, 2021
👍Geografia formação das cidades brasileiras Atividade de geografia

As cidades são espaços que abrigam diversas atividades humanas, como trabalho, lazer, moradia, entre outras. Elas podem ser planejadas ou espontâneas, e cada modelo apresenta características específicas que impactam na qualidade de vida dos seus habitantes.

Cidades planejadas

As cidades planejadas são aquelas que foram construídas com um projeto urbanístico prévio, seguindo um plano diretor que prevê a distribuição de ruas, avenidas, praças, parques, áreas residenciais, comerciais e industriais, entre outros espaços.

Essas cidades costumam apresentar as seguintes características:

  • Planejamento prévio;
  • Infraestrutura completa;
  • Organização espacial;
  • Facilidade de locomoção;
  • Padronização das construções;
  • Mais segurança;
  • Maior qualidade de vida.

Alguns exemplos de cidades planejadas no Brasil são Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.

Cidades espontâneas

As cidades espontâneas são aquelas que surgem de forma natural, sem um projeto urbanístico prévio. Elas são o resultado do crescimento desordenado e da ocupação desigual do espaço urbano.

Essas cidades costumam apresentar as seguintes características:

For more information, please click the button below.
  • Crescimento desordenado;
  • Infraestrutura precária;
  • Desorganização espacial;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Construções irregulares e sem padrão;
  • Menor segurança;
  • Menor qualidade de vida.

Alguns exemplos de cidades espontâneas no Brasil são as favelas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Atividades sobre cidades planejadas e espontâneas para o 5º ano

Para entender melhor as diferenças entre as cidades planejadas e espontâneas, é possível realizar atividades com os alunos do 5º ano. Algumas sugestões são:

Comparação entre Brasília e uma favela

Divida a turma em grupos e peça para cada um deles pesquisar sobre a cidade de Brasília e uma favela conhecida na região em que vivem. Em seguida, peça para que eles comparem as características das duas localidades e elaborem um relatório com as diferenças e semelhanças encontradas.

Maquete de uma cidade planejada

Pedir para os alunos montarem uma maquete de uma cidade planejada, utilizando materiais como papelão, EVA, tesoura e cola. A atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente, e deve levar em consideração as características das cidades planejadas apresentadas anteriormente.

Desenho de uma cidade espontânea

Pedir para os alunos desenharem uma cidade espontânea, utilizando lápis de cor ou giz de cera. A atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente, e deve levar em consideração as características das cidades espontâneas apresentadas anteriormente.

Debate sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo de cidade

Realizar um debate em sala de aula sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo de cidade. Os alunos podem utilizar os relatórios e desenhos produzidos anteriormente como base para argumentação.

Conclusão

As atividades sobre cidades planejadas e espontâneas para o 5º ano permitem que os alunos compreendam melhor as características de cada modelo de cidade, além de refletirem sobre a importância do planejamento urbano na qualidade de vida das pessoas.

FAQs

O que é uma cidade planejada?

Uma cidade planejada é aquela que foi construída com um projeto urbanístico prévio, seguindo um plano diretor que prevê a distribuição de ruas, avenidas, praças, parques, áreas residenciais, comerciais e industriais, entre outros espaços.

O que é uma cidade espontânea?

Uma cidade espontânea é aquela que surge de forma natural, sem um projeto urbanístico prévio. Ela é o resultado do crescimento desordenado e da ocupação desigual do espaço urbano.

Quais as diferenças entre as cidades planejadas e espontâneas?

As cidades planejadas apresentam planejamento prévio, infraestrutura completa, organização espacial, facilidade de locomoção, padronização das construções, mais segurança e maior qualidade de vida. Já as cidades espontâneas apresentam crescimento desordenado, infraestrutura precária, desorganização espacial, dificuldade de locomoção, construções irregulares e sem padrão, menor segurança e menor qualidade de vida.

Related video of atividades sobre cidades planejadas e espontâneas 5 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait