Atividades De Animais Ovíparos E Vivíparos

Reza April 6, 2022
Atividades sobre Animais Ovíparos, Vivíparos e Ovovivíparos Alunos e

O que são animais ovíparos e vivíparos?

Os animais ovíparos são aqueles que põem ovos e cujo desenvolvimento embrionário ocorre fora do corpo da mãe. Já os animais vivíparos são aqueles que dão à luz filhotes completamente formados, cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo da mãe.

Exemplos de animais ovíparos

  • Pássaros
  • Peixes
  • Répteis (como cobras e lagartos)
  • Anfíbios (como sapos e rãs)
  • Insetos

Exemplos de animais vivíparos

  • Mamíferos (como cães, gatos, cavalos, elefantes, macacos, humanos)
  • Alguns peixes, como o tubarão e a raia
  • Alguns répteis, como algumas espécies de cobras e lagartos
  • Alguns anfíbios, como a salamandra

Atividades de animais ovíparos

Os animais ovíparos têm algumas atividades específicas relacionadas à reprodução e cuidado com seus ovos. Algumas dessas atividades incluem:

  • Produção de ovos: os animais ovíparos produzem ovos que contêm um embrião e nutrientes para seu desenvolvimento.
  • Deposição de ovos: os animais ovíparos depositam seus ovos em locais seguros para evitar a predação e garantir que os ovos recebam calor e umidade suficientes para se desenvolverem. Algumas espécies constroem ninhos, outras depositam os ovos em buracos ou debaixo de folhas ou pedras.
  • Incubação dos ovos: os animais ovíparos que constroem ninhos ou depositam os ovos em locais específicos geralmente os incubam, o que significa que mantêm os ovos aquecidos e úmidos para que o embrião se desenvolva. Alguns animais ovíparos, como os pássaros, incubam os ovos com o calor do próprio corpo.
  • Cuidado com os filhotes: após a eclosão dos ovos, alguns animais ovíparos ainda cuidam dos filhotes por um período de tempo, fornecendo-lhes proteção, alimento e orientação.

Atividades de animais vivíparos

Os animais vivíparos têm algumas atividades específicas relacionadas à reprodução e cuidado com seus filhotes. Algumas dessas atividades incluem:

  • Produção de óvulos: assim como os animais ovíparos, os animais vivíparos produzem óvulos, mas em vez de depositá-los fora do corpo, os mantêm dentro do útero.
  • Fecundação: os óvulos são fecundados por espermatozoides, geralmente dentro do corpo da fêmea.
  • Desenvolvimento embrionário: o embrião se desenvolve dentro do útero, recebendo nutrientes e oxigênio através da placenta.
  • Parto: quando os filhotes estão completamente formados, a fêmea dá à luz, geralmente em um local seguro e protegido.
  • Cuidado com os filhotes: muitos animais vivíparos cuidam de seus filhotes após o nascimento, fornecendo-lhes alimento e proteção até que estejam prontos para se tornarem independentes.

Conclusão

Os animais ovíparos e vivíparos têm diferentes estratégias reprodutivas e atividades relacionadas ao cuidado com seus descendentes. Enquanto os animais ovíparos depositam seus ovos em locais seguros e incubam-nos até a eclosão, os animais vivíparos mantêm seus filhotes em seu útero até que estejam completamente formados e prontos para nascer. Ambos os tipos de animais fornecem cuidado com seus filhotes após o nascimento ou eclosão, garantindo que eles tenham as melhores chances de sobrevivência em seu ambiente natural.

FAQs

1. Todos os animais ovíparos constroem ninhos?

Não, nem todos os animais ovíparos constroem ninhos. Alguns depositam seus ovos em buracos, debaixo de folhas ou pedras, ou simplesmente os deixam em locais seguros sem fazer qualquer tipo de construção.

2. Todos os animais vivíparos cuidam de seus filhotes após o nascimento?

Nem todos os animais vivíparos cuidam de seus filhotes após o nascimento. Alguns, como alguns tipos de rato, deixam seus filhotes independentes desde o nascimento e não fornecem cuidado parental.

For more information, please click the button below.

3. Qual é a vantagem de ser ovíparo ou vivíparo?

Não há uma vantagem clara em ser ovíparo ou vivíparo; cada estratégia reprodutiva tem suas próprias vantagens e desvantagens, dependendo do ambiente em que o animal vive. Por exemplo, os ovos oferecem uma proteção natural contra predadores, mas também requerem condições específicas de umidade e temperatura para se desenvolverem corretamente. Já os filhotes vivíparos nascem mais desenvolvidos e têm menos tempo para serem vulneráveis a predadores, mas requerem mais energia da mãe durante a gestação e cuidado parental após o nascimento.

Related video of atividades animais oviparos e viviparos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait