Astros Que Giram Ao Redor Do Sol

Reza September 21, 2022
The time to complete one rotation around the Sun Astronomy facts

Os astros que giram ao redor do sol são os planetas do nosso sistema solar, assim como os asteroides, cometas e outros corpos celestes. O sol é a estrela central do sistema solar e, por isso, todos os astros giram ao redor dele.

Planetas do sistema solar

O sistema solar é composto por oito planetas, cada um com suas características únicas. Eles são:

  • Mercúrio
  • Vênus
  • Terra
  • Marte
  • Júpiter
  • Saturno
  • Urano
  • Netuno

Cada planeta tem um tamanho, massa, temperatura e composição diferentes. Alguns têm atmosferas densas e outros não têm atmosfera alguma. Alguns têm anéis visíveis e outros não. Os planetas mais internos, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, são conhecidos como planetas terrestres, pois têm superfícies sólidas e rochosas, enquanto que os planetas mais externos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são conhecidos como planetas gasosos, pois são compostos principalmente por gases.

Asteroides e cometas

Além dos planetas, o sistema solar também é composto por asteroides e cometas. Os asteroides são corpos rochosos e metálicos que orbitam o sol, mas não são grandes o suficiente para serem considerados planetas. Eles podem ser encontrados principalmente entre as órbitas de Marte e Júpiter, na chamada cintura de asteroides.

Os cometas, por sua vez, são corpos feitos de gelo, rocha e poeira que têm órbitas muito elípticas. Quando se aproximam do sol, o calor faz o gelo se evaporar, criando uma cauda brilhante que pode ser vista da Terra. Os cometas podem vir de qualquer lugar do sistema solar, mas a maioria vem da região além de Netuno, conhecida como cinturão de Kuiper.

Órbitas dos astros

Todos os astros no sistema solar, incluindo planetas, asteroides e cometas, orbitam o sol em trajetórias elípticas. A elipse é uma figura geométrica que se assemelha a uma oval, na qual o sol ocupa um dos focos. Isso significa que os planetas não giram em círculos perfeitos ao redor do sol, mas sim em trajetórias que variam em distância e velocidade ao longo do tempo.

For more information, please click the button below.

A distância entre um planeta e o sol é medida em unidades astronômicas (UA), sendo que uma UA equivale à distância média entre a Terra e o sol, que é de cerca de 150 milhões de quilômetros. Por exemplo, a distância média de Mercúrio ao sol é de 0,39 UA, enquanto que a distância média de Netuno ao sol é de 30,07 UA.

Conclusão

Os astros que giram ao redor do sol são uma parte fundamental do nosso sistema solar. Cada um deles tem suas próprias características únicas, que os tornam fascinantes e desafiadores de estudar. A compreensão dos movimentos e órbitas desses astros é essencial para entendermos como funciona o nosso sistema solar e como ele se relaciona com o universo como um todo.

FAQs

1. Todos os planetas do sistema solar giram na mesma direção?

Sim, todos os planetas do sistema solar giram na mesma direção em torno do sol, que é de oeste para leste. Essa direção é conhecida como rotação prógrada.

2. Qual é o planeta mais próximo do sol?

O planeta mais próximo do sol é Mercúrio, que está a uma distância média de cerca de 57,9 milhões de quilômetros do sol.

3. Por que os planetas mais externos do sistema solar são gasosos?

Os planetas mais externos do sistema solar são gasosos porque a distância do sol é maior nessa região, o que faz com que as temperaturas sejam mais baixas. Isso significa que os gases, como hidrogênio e hélio, que são compostos voláteis, podem permanecer em estado gasoso sem evaporar. Já os planetas mais internos, que estão mais próximos do sol, são rochosos porque as temperaturas são mais altas e os gases não podem permanecer em estado gasoso.

Related video of astros que giram ao redor do sol

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait