Assinale A Alternativa Que Só Apresenta Sais

Reza June 11, 2022
assinale a alternativa que so apresenta sais

Para responder a esta pergunta, é importante entender o que são sais. Sais são compostos químicos formados pela combinação de um metal com um não-metal, ou de um metal com um radical ácido. Eles são conhecidos por sua capacidade de dissolver em água e formar íons, sendo assim, são condutores de eletricidade.

Existem diferentes tipos de sais, como os sais inorgânicos, que são os mais comuns, e os sais orgânicos, que são compostos por átomos de carbono. Alguns exemplos de sais inorgânicos são o cloreto de sódio (sal de cozinha), sulfato de ferro, nitrato de potássio e carbonato de cálcio.

Alternativas apresentadas

Agora que já sabemos o que são sais, vamos analisar as alternativas apresentadas:

  • NaCl, Ca(OH)2, H2SO4
  • H2SO4, NaCl, CH3COOH
  • CaCO3, NaCl, HCl
  • NaOH, H2SO4, HCl

Alternativa correta

A alternativa que só apresenta sais é a terceira: CaCO3, NaCl, HCl.

O CaCO3 é o carbonato de cálcio, um sal inorgânico composto por cálcio, carbono e oxigênio. O NaCl é o cloreto de sódio, outro sal inorgânico muito comum. E o HCl é o ácido clorídrico, que quando dissolvido em água, forma o íon cloreto e o íon hidrogênio, sendo considerado um sal ácido.

As outras alternativas apresentam outros tipos de compostos químicos, como hidróxidos (Ca(OH)2 e NaOH), ácidos (H2SO4 e CH3COOH) e até mesmo uma mistura de ácido e base (H2SO4 e NaOH).

For more information, please click the button below.

Conclusão

Os sais são compostos químicos importantes e bastante presentes em nosso cotidiano, seja como ingrediente na culinária (como o sal de cozinha), seja como componentes em produtos de limpeza e cosméticos. É importante conhecer as características dos sais e saber identificá-los em diferentes contextos.

FAQs

O que são sais orgânicos?

Sais orgânicos são compostos formados por átomos de carbono. Eles podem ser encontrados em diversos produtos químicos, como medicamentos, corantes, plásticos e pesticidas.

Qual a importância dos sais na alimentação humana?

Os sais são importantes para o funcionamento do organismo humano, pois ajudam na regulação dos fluidos corporais e na transmissão de impulsos nervosos. Alguns sais, como o cloreto de sódio, também são responsáveis pelo sabor dos alimentos.

Como os sais são produzidos?

Os sais podem ser produzidos através de diferentes processos químicos, como a reação entre um ácido e uma base (neutralização) ou a reação entre um metal e um não-metal. A produção de sais também pode ser feita a partir de compostos naturais, como o sal de rocha.

Related video of assinale a alternativa que so apresenta sais

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait