Assinale A Alternativa Que Expressa Uma Comparação De Igualdade

Reza August 20, 2021
8º Ano Aula 3 Comparativo de Igualdade (08/05/2020) YouTube

Para entender essa questão, é necessário primeiro compreender o que é uma comparação de igualdade. Em português, uma comparação de igualdade é um tipo de comparação que indica que duas coisas são iguais em relação a uma característica específica. Por exemplo, “A casa é tão grande quanto o prédio” é uma comparação de igualdade, pois indica que a casa e o prédio são iguais em tamanho.

Tipos de comparações de igualdade

Existem dois tipos de comparações de igualdade em português:

  • Com “tão…quanto”
  • Com “igual a”

Com “tão…quanto”

A comparação de igualdade com “tão…quanto” é a mais comum em português e é usada para indicar que duas coisas são iguais em relação a uma característica específica. A estrutura da frase é a seguinte:

Sujeito + verbo + tão + adjetivo ou advérbio + quanto + objeto

Por exemplo:

  • Meu carro é tão rápido quanto o seu.
  • Minha irmã é tão alta quanto eu.
  • Essa música é tão bonita quanto a outra.

Com “igual a”

A comparação de igualdade com “igual a” é usada para indicar que duas coisas são exatamente iguais em relação a uma característica específica. A estrutura da frase é a seguinte:

For more information, please click the button below.

Sujeito + verbo + igual + a + objeto

Por exemplo:

  • Seu vestido é igual ao meu.
  • Essa maçã é igual à outra.
  • Meu celular é igual ao dela.

Alternativas da questão

Agora que entendemos o que é uma comparação de igualdade em português, podemos analisar as alternativas da questão para determinar qual delas expressa uma comparação de igualdade.

  • João corre mais rápido que Pedro.
  • Essa camisa é mais bonita que a outra.
  • Meu celular é tão moderno quanto o dele.
  • Minha casa é maior que a sua.

Das quatro alternativas, apenas a terceira expressa uma comparação de igualdade, pois utiliza a estrutura “tão…quanto”. As outras três utilizam a estrutura “mais…que”, que indica uma comparação de superioridade, não de igualdade.

Conclusão

Uma comparação de igualdade em português é uma forma de comparar duas coisas indicando que elas são iguais em relação a uma característica específica. Existem dois tipos de comparações de igualdade: com “tão…quanto” e com “igual a”. Ao analisar as alternativas de uma questão que pede uma comparação de igualdade, é importante prestar atenção na estrutura utilizada para determinar qual delas expressa uma comparação de igualdade.

FAQs

1. Qual é a diferença entre uma comparação de igualdade e uma comparação de superioridade?

Uma comparação de igualdade indica que duas coisas são iguais em relação a uma característica específica, enquanto uma comparação de superioridade indica que uma coisa é melhor ou maior do que outra em relação a essa mesma característica.

2. Existe algum outro tipo de comparação em português?

Sim, existem outros tipos de comparações em português, como comparações de inferioridade e superlativo absoluto. Essas comparações são usadas para indicar que uma coisa é pior ou menor do que outra em relação a uma característica específica, ou que uma coisa é a melhor ou a maior em relação a essa mesma característica.

3. As comparações de igualdade são usadas apenas em português?

Não, as comparações de igualdade são usadas em muitos idiomas diferentes, embora possam ter estruturas diferentes dependendo do idioma. Por exemplo, em inglês, a comparação de igualdade é feita utilizando a estrutura “as…as”, como em “My car is as fast as yours” (Meu carro é tão rápido quanto o seu).

Related video of assinale a alternativa que expressa uma comparação de igualdade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait