Assinale A Alternativa Em Que Há Encontro Consonantal

Reza May 2, 2023
Assinale A Alternativa Em Que Há Encontro Consonantal EDUCA

Para responder a essa pergunta, é preciso entender o que é um encontro consonantal. Basicamente, trata-se da união de duas ou mais consoantes em uma mesma sílaba. No português, há algumas regras para o encontro consonantal, que devem ser observadas para a escrita correta das palavras.

Regras do encontro consonantal

Antes de apontar a alternativa que contém um encontro consonantal, é importante conhecer as regras que regem esse fenômeno linguístico:

  • Não se separam as consoantes que pertencem a dígrafos (ch, lh, nh, gu, qu);
  • Não se separam as consoantes que pertencem a prefixos e sufixos (sub-, trans-, super-, -ção, -ção, -dade, etc.);
  • Quando as consoantes não pertencem a dígrafos nem a prefixos/sufixos, é preciso analisar se elas pertencem a uma mesma sílaba ou se devem ser separadas.

Com essas regras em mente, é possível identificar a alternativa que contém um encontro consonantal. Vamos analisar cada uma delas:

Alternativas

a) pobreza

Nesta palavra, temos a união das consoantes “b” e “r” em uma mesma sílaba. No entanto, essas consoantes pertencem a um dígrafo, que é o “br”. Portanto, não se trata de um encontro consonantal.

b) clareza

For more information, please click the button below.

Nesta palavra, temos a união das consoantes “r” e “z” em uma mesma sílaba. Essas consoantes não pertencem a dígrafos nem a prefixos/sufixos, portanto é preciso analisar se elas devem ser separadas ou não. Como a sílaba anterior é “cla” e a pronúncia da palavra é “cla-re-za”, as consoantes “r” e “z” são separadas. Portanto, não há encontro consonantal aqui.

c) grito

Nesta palavra, temos a união das consoantes “g” e “r” em uma mesma sílaba. Essas consoantes não pertencem a dígrafos nem a prefixos/sufixos e devem ser pronunciadas na mesma sílaba. Portanto, há encontro consonantal em “grito”.

d) greta

Nesta palavra, temos a união das consoantes “g” e “r” em uma mesma sílaba. Assim como no caso anterior, essas consoantes não pertencem a dígrafos nem a prefixos/sufixos e devem ser pronunciadas na mesma sílaba. Portanto, há encontro consonantal em “greta”.

e) pista

Nesta palavra, não há encontro consonantal. As consoantes “s” e “t” não pertencem a dígrafos nem a prefixos/sufixos, mas devem ser separadas porque a sílaba anterior é “pis” e a pronúncia da palavra é “pis-ta”. Portanto, não há encontro consonantal em “pista”.

Conclusão

Em resumo, a alternativa que contém um encontro consonantal é a letra “c”, que apresenta a palavra “grito”. É importante lembrar que o encontro consonantal pode ocorrer em diferentes posições da palavra e que é necessário analisar as regras de separação de sílabas para determinar se as consoantes devem ser pronunciadas juntas ou separadas.

FAQs

1. Todas as palavras com duas ou mais consoantes juntas formam um encontro consonantal?

Não necessariamente. Como vimos, é preciso analisar se as consoantes pertencem a dígrafos ou a prefixos/sufixos e se devem ser separadas ou não. Nem toda sequência de consoantes em uma palavra representa um encontro consonantal.

2. Qual é a importância de conhecer as regras de separação de sílabas?

As regras de separação de sílabas são fundamentais para a escrita correta das palavras. Quando escrevemos uma palavra com a separação incorreta de sílabas, podemos mudar o seu significado ou torná-la incompreensível. Além disso, a separação correta de sílabas ajuda na pronúncia correta das palavras.

3. O encontro consonantal ocorre apenas em palavras com duas ou mais sílabas?

Não necessariamente. O encontro consonantal pode ocorrer em palavras de uma ou mais sílabas, desde que as consoantes obedeçam às regras de separação de sílabas. Por exemplo, a palavra “giz” apresenta um encontro consonantal entre as consoantes “g” e “z”, que pertencem a uma mesma sílaba.

Related video of assinale a alternativa em que há encontro consonantal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait