Assinale A Alternativa Correta Quanto À Concordância Verbal

Reza August 14, 2021
Assinale a alternativa em que a concordância verbal está correta ajuda

A concordância verbal é uma das regras mais importantes da gramática da língua portuguesa, pois ela determina a concordância entre o sujeito e o verbo em uma frase. Quando o sujeito é singular, o verbo deve ser conjugado no singular, e quando o sujeito é plural, o verbo deve ser conjugado no plural.

Regras básicas de concordância verbal

Existem algumas regras básicas de concordância verbal que devem ser seguidas para evitar erros gramaticais. Confira abaixo:

  • Quando o sujeito é simples e está no singular, o verbo deve ser conjugado no singular. Exemplo: O aluno estuda todos os dias.
  • Quando o sujeito é simples e está no plural, o verbo deve ser conjugado no plural. Exemplo: Os alunos estudam todos os dias.
  • Quando o sujeito é composto e está no plural, o verbo pode ser conjugado no plural ou no singular. Exemplo: O aluno e a aluna estudam todos os dias / O aluno e a aluna estuda todos os dias.
  • Quando o sujeito é coletivo, o verbo pode ser conjugado no singular ou no plural, dependendo do sentido da frase. Exemplo: A multidão invadiu a praça / A multidão invadiram a praça (sentido de várias pessoas dentro da multidão).
  • Quando o sujeito é formado por verbos no infinitivo, o verbo deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Exemplo: Fazer exercícios é importante para a saúde.

Alternativas para assinalar

Agora que você já sabe as regras básicas de concordância verbal, é hora de assinalar a alternativa correta. Confira abaixo algumas opções:

Alternativa 1

Os professores e os alunos da escola ___________ em greve.

Esta é uma frase em que o sujeito é composto, formado pelos professores e pelos alunos da escola. Nesse caso, a alternativa correta é “estão”, conjugado no plural, já que o sujeito é plural.

Alternativa 2

O grupo de amigos ___________ para a praia no fim de semana.

For more information, please click the button below.

Nesta frase, o sujeito é composto pelo grupo de amigos. Mesmo que o grupo seja formado por várias pessoas, o sujeito é singular. Portanto, a alternativa correta é “foi”, conjugado no singular.

Alternativa 3

A maioria dos alunos ___________ interesse em aprender.

Neste caso, o sujeito é simples e está no singular, representado pela maioria dos alunos. Portanto, a alternativa correta é “tem”, conjugado no singular.

Alternativa 4

Eu e você ___________ no mesmo time.

Nesta frase, o sujeito é composto, formado por “eu” e “você”. Nesse caso, a alternativa correta é “estamos”, conjugado no plural.

Conclusão

A concordância verbal é uma das regras mais importantes da gramática da língua portuguesa, pois ela determina a concordância entre o sujeito e o verbo em uma frase. Para fazer a concordância corretamente, é preciso levar em consideração o número e a pessoa do sujeito, além de alguns casos especiais, como o sujeito coletivo, o sujeito formado por verbos no infinitivo, entre outros.

FAQs

1. Por que a concordância verbal é importante?

A concordância verbal é importante porque ela garante a correção gramatical de uma frase. Quando o verbo não concorda com o sujeito, a frase fica mal construída e pode gerar ambiguidades e confusões na comunicação.

2. Qual é a diferença entre sujeito simples e sujeito composto?

O sujeito simples é aquele que é formado por apenas um núcleo, geralmente um substantivo ou um pronome. Já o sujeito composto é aquele que é formado por dois ou mais núcleos, podendo ser ligados por conjunções como “e”, “nem”, “ou”, entre outras.

3. Como identificar o sujeito de uma frase?

O sujeito é o termo da oração que realiza a ação expressa pelo verbo. Para identificá-lo, basta fazer a pergunta “quem?” ou “o quê?” antes do verbo. O termo que responder a essa pergunta é o sujeito da frase.

Related video of assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait