Assinale A Alternativa Correta Em Relação Aos Tipos De Vacinas

Reza June 25, 2021
Minicase Psychiatry in Pediatric Palliative Care Psychiatric Times

Introdução

As vacinas são uma das maiores conquistas da medicina moderna, contribuindo para a prevenção de diversas doenças infecciosas. Elas são compostas de uma substância que simula a presença de um agente infeccioso e estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos para combatê-lo. Existem diferentes tipos de vacinas, cada uma com suas características e indicações específicas.

Tipos de vacinas

Vacinas inativadas

As vacinas inativadas são compostas por vírus ou bactérias mortos ou inativados que são incapazes de causar a doença, mas ainda podem estimular a produção de anticorpos. Essas vacinas são geralmente administradas por injeção e requerem uma ou mais doses para conferir imunidade adequada. Exemplos de vacinas inativadas incluem a vacina contra a gripe, a vacina contra a hepatite A e a vacina contra a poliomielite inativada.

Vacinas de subunidades

As vacinas de subunidades são compostas de uma parte específica do vírus ou bactéria, geralmente uma proteína ou açúcar. Essas vacinas são mais seguras do que as vacinas inativadas porque não contêm o organismo vivo ou morto. Elas também podem ser administradas por injeção ou por via nasal. Exemplos de vacinas de subunidades incluem a vacina contra o HPV e a vacina contra a meningite B.

Vacinas vivas atenuadas

As vacinas vivas atenuadas são compostas de vírus ou bactérias vivos, mas enfraquecidos ou atenuados para que não causem a doença completa em pessoas saudáveis. Essas vacinas oferecem imunidade mais forte e duradoura do que as vacinas inativadas ou de subunidades, mas não devem ser administradas a pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Exemplos de vacinas vivas atenuadas incluem a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR), a vacina contra a febre amarela e a vacina contra a varicela.

Vacinas de vetor viral

As vacinas de vetor viral utilizam um vírus diferente para transportar parte do material genético do vírus ou bactéria que causa a doença. O vírus transportador é geralmente um vírus enfraquecido ou inofensivo que foi modificado para levar a informação genética da doença desejada. Essas vacinas podem ser administradas por injeção ou por via nasal. Exemplos de vacinas de vetor viral incluem a vacina contra Ebola e a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca.

Conclusão

As vacinas são uma ferramenta importante na prevenção de doenças infecciosas. Cada tipo de vacina tem suas próprias características e indicações específicas, e é importante seguir as orientações do médico ou do profissional de saúde para determinar qual vacina é mais adequada para cada indivíduo.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Quais são as vacinas recomendadas para crianças?

As vacinas recomendadas para crianças incluem a vacina contra a poliomielite, a vacina contra a difteria, o tétano e a coqueluche (DTP), a vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola (MMR), a vacina contra a hepatite B e a vacina contra a varicela.

2. Como as vacinas são produzidas?

As vacinas são produzidas em laboratórios, onde os cientistas cultivam o vírus ou bactéria que causa a doença em células ou ovos de galinha. Depois, o vírus ou bactéria é inativado, enfraquecido ou modificado para criar a vacina.

3. As vacinas são seguras?

As vacinas são seguras e passam por rigorosos testes de segurança antes de serem aprovadas para uso em seres humanos. Os benefícios da vacinação superam em muito os riscos de efeitos colaterais graves, e a vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças infecciosas.

Related video of assinale a alternativa correta em relação aos tipos de vacinas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait