Assinale A Afirmativa Correta Com Relação Ao Trovadorismo

Reza June 16, 2022
Trovadorismo 01. (ESPCEX) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que a

O trovadorismo é um movimento literário que surgiu na Idade Média, mais precisamente entre os séculos XII e XIII, na região da Provença, sul da França. Esse movimento foi marcado pela produção de poesias líricas, amorosas e satíricas, que eram cantadas pelos trovadores.

Afirmativas

Para poder assinalar a afirmativa correta com relação ao trovadorismo, é necessário conhecer suas características e peculiaridades. Abaixo, listamos algumas afirmativas que podem ajudar na compreensão desse movimento literário:

1. O trovadorismo era uma manifestação literária exclusivamente masculina.

Essa afirmativa é falsa. Embora a maioria dos trovadores fossem homens, as mulheres também participavam do movimento. Elas eram chamadas de trobairitz e produziam poesias líricas com temas semelhantes aos dos trovadores.

2. As poesias trovadorescas eram compostas em latim.

Essa afirmativa também é falsa. As poesias trovadorescas eram compostas em línguas vernáculas, ou seja, nas línguas faladas pelas pessoas da época. Na França, por exemplo, as poesias eram compostas em occitano, enquanto em Portugal eram compostas em galego-português.

3. As poesias trovadorescas eram compostas apenas por homens nobres.

Essa afirmativa é parcialmente verdadeira. Embora a maioria dos trovadores fossem homens nobres, havia também trovadores de outras classes sociais, como os jograis e os menestréis. Além disso, muitos trovadores eram patronizados por nobres e produziam poesias em sua homenagem.

4. As poesias trovadorescas tinham como tema principal o amor cortês.

Essa afirmativa é verdadeira. O amor cortês era o tema principal das poesias trovadorescas. Esse tipo de amor era idealizado e platônico, e envolvia um sentimento de adoração e reverência por uma mulher inalcançável, geralmente casada e pertencente à nobreza. As poesias também abordavam outros temas, como a natureza, a religião e a política, mas o amor cortês era o mais recorrente.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O trovadorismo foi um movimento literário muito importante na história da literatura ocidental. Suas poesias inspiraram diversos outros movimentos artísticos ao longo dos séculos, e ainda são estudadas e apreciadas nos dias de hoje. É importante destacar que o trovadorismo não foi um movimento homogêneo, e que suas características variaram de acordo com a região e o contexto histórico em que surgiram. Por isso, é fundamental estudar o trovadorismo em sua complexidade e entender suas particularidades.

FAQs

1. Qual a origem do trovadorismo?

O trovadorismo surgiu na região da Provença, sul da França, entre os séculos XII e XIII. Esse movimento literário se espalhou pela Europa e influenciou a produção artística de diversas outras regiões.

2. Quais eram os principais temas abordados nas poesias trovadorescas?

Os principais temas abordados nas poesias trovadorescas eram o amor cortês, a natureza, a religião e a política. No entanto, o amor cortês era o tema mais recorrente e o que mais marcou o movimento.

3. O que é o amor cortês?

O amor cortês era um tipo de amor idealizado e platônico que envolvia um sentimento de adoração e reverência por uma mulher inalcançável, geralmente casada e pertencente à nobreza. Esse tipo de amor era muito valorizado pelos trovadores e inspirou grande parte de suas poesias.

Related video of assinale a afirmativa correta com relação ao trovadorismo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait