As Obras Barrocas Romperam A Harmonia Entre

Reza June 24, 2021
Pin de Sofi Newt em Barroco & Rococó Arte barroca, Arte, Rococó

As obras barrocas foram produzidas no período entre o século XVII e o século XVIII, e foram caracterizadas por uma grande exuberância ornamental e dramatismo. Essas características foram uma reação à arte renascentista, que era mais austera e menos emotiva. Em outras palavras, as obras barrocas buscavam emocionar o espectador e criar um efeito dramático.

Harmonia e equilíbrio na arte

Desde a Grécia Antiga, a arte sempre foi associada à noção de harmonia e equilíbrio. Os artistas gregos buscavam criar obras que fossem esteticamente agradáveis e que seguissem uma proporção matemática. Essa ideia de harmonia e equilíbrio foi retomada durante o Renascimento, que foi um período de grande florescimento artístico na Europa.

Os artistas renascentistas buscavam criar obras que fossem precisas do ponto de vista técnico e que representassem a realidade de forma fiel. Para isso, eles utilizavam técnicas como a perspectiva, que permitia representar os objetos tridimensionais em uma superfície bidimensional, e a proporção áurea, que era uma fórmula matemática que permitia criar uma proporção harmoniosa entre as diferentes partes de uma obra.

A reação barroca

Com o passar do tempo, no entanto, essa busca pela harmonia e equilíbrio começou a ser vista como algo limitador pelos artistas. Eles passaram a buscar uma forma de expressão mais emotiva e dramática, que pudesse emocionar o espectador e criar um efeito de impacto.

Essa busca por uma arte mais dramática e emotiva foi uma das principais características do período barroco. Os artistas barrocos buscavam criar obras que fossem capazes de emocionar o espectador e criar um efeito de impacto. Eles utilizavam técnicas como o chiaroscuro, que consiste em criar um forte contraste entre luz e sombra, para criar um efeito de dramaticidade.

O rompimento da harmonia

Uma das principais características das obras barrocas é que elas romperam com a ideia de harmonia e equilíbrio que havia sido estabelecida pela arte renascentista. Ao invés disso, as obras barrocas apresentavam uma grande exuberância ornamental e um forte contraste entre luz e sombra, que criavam um efeito de dramaticidade e emotividade.

For more information, please click the button below.

Esse rompimento da harmonia foi uma das principais críticas que a arte barroca recebeu na época. Muitos consideravam que as obras barrocas eram excessivas e que não seguiam as regras estabelecidas pela arte clássica. No entanto, ao mesmo tempo, muitos também valorizavam a capacidade da arte barroca de emocionar o espectador e criar um efeito de impacto.

Conclusão

Em resumo, as obras barrocas romperam com a ideia de harmonia e equilíbrio que havia sido estabelecida pela arte renascentista. Ao invés disso, as obras barrocas apresentavam uma grande exuberância ornamental e um forte contraste entre luz e sombra, que criavam um efeito de dramaticidade e emotividade. Embora tenha sido criticada na época, a arte barroca é hoje valorizada pela sua capacidade de emocionar o espectador e criar um efeito de impacto.

FAQs

O que é arte barroca?

Arte barroca é um estilo artístico que foi produzido entre o século XVII e o início do século XVIII. Caracteriza-se por uma grande exuberância ornamental e dramatismo, e foi uma reação à arte renascentista, que era mais austera e menos emotiva.

Quais são as principais características da arte barroca?

As principais características da arte barroca são a exuberância ornamental, o dramatismo, o uso do chiaroscuro (forte contraste entre luz e sombra), o uso de formas curvas e ondulantes, e o uso de temas religiosos.

Por que a arte barroca foi criticada na época?

A arte barroca foi criticada na época por romper com a ideia de harmonia e equilíbrio que havia sido estabelecida pela arte renascentista. Muitos consideravam que as obras barrocas eram excessivas e que não seguiam as regras estabelecidas pela arte clássica.

Related video of as obras barrocas romperam a harmonia entre

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait