As Moléculas Do 2-Metil-1 3-Butadieno Possuem Cadeia Com Cinco

Reza October 5, 2021
fórmula estructural de 2metil1,3butadieno Brainly.lat

O 2-metil-1,3-butadieno é um hidrocarboneto que pertence à família dos alquenos. A sua fórmula química é C5H8, o que significa que cada molécula de 2-metil-1,3-butadieno é composta por cinco átomos de carbono e oito átomos de hidrogênio.

Cadeia carbônica

As moléculas do 2-metil-1,3-butadieno possuem uma cadeia carbônica com cinco átomos de carbono. A cadeia carbônica é a estrutura principal da molécula, e é formada pela ligação dos átomos de carbono por meio de ligações covalentes simples, duplas ou triplas.

No caso do 2-metil-1,3-butadieno, a cadeia carbônica é formada por cinco átomos de carbono, que se ligam uns aos outros por meio de ligações covalentes duplas e simples. A cadeia carbônica pode ser representada da seguinte forma:

  • CH2=C(CH3)CH=CH2

Essa estrutura indica que a molécula do 2-metil-1,3-butadieno possui duas ligações duplas (representadas pelos símbolos “=”) e uma ligação simples (representada pelo símbolo “-“) entre os átomos de carbono que formam a cadeia carbônica.

Isomeria

O 2-metil-1,3-butadieno é um isômero do 1,3-butadieno, que é uma molécula com a mesma fórmula química, mas com uma cadeia carbônica linear, ou seja, sem ramificações.

Os isômeros são moléculas que possuem a mesma fórmula química, mas estruturas moleculares diferentes. No caso do 2-metil-1,3-butadieno e do 1,3-butadieno, as moléculas possuem o mesmo número de átomos de carbono e hidrogênio, mas se diferenciam pela disposição desses átomos na cadeia carbônica.

For more information, please click the button below.

A isomeria é importante na química porque moléculas isômeras podem ter propriedades físicas e químicas diferentes, mesmo que possuam a mesma fórmula química. Por exemplo, o 2-metil-1,3-butadieno é um líquido incolor com um odor característico, enquanto o 1,3-butadieno é um gás incolor e inflamável.

Propriedades físicas e químicas

O 2-metil-1,3-butadieno é uma molécula que apresenta algumas propriedades físicas e químicas interessantes. Algumas dessas propriedades são:

  • Densidade: a densidade do 2-metil-1,3-butadieno é de cerca de 0,68 g/cm³;
  • Ponto de fusão: o 2-metil-1,3-butadieno é um líquido que não possui um ponto de fusão definido, mas que pode solidificar em temperaturas muito baixas;
  • Ponto de ebulição: o ponto de ebulição do 2-metil-1,3-butadieno é de cerca de 4 °C, o que faz com que a molécula seja volátil e fácil de evaporar;
  • Solubilidade: o 2-metil-1,3-butadieno é solúvel em solventes orgânicos, como o clorofórmio e o éter etílico, mas insolúvel em água;
  • Reatividade: o 2-metil-1,3-butadieno é uma molécula altamente reativa, que pode sofrer diversas reações químicas, como a adição de halogênios e a polimerização.

Aplicações

O 2-metil-1,3-butadieno é utilizado na produção de diversos produtos químicos, como elastômeros, resinas, plásticos e adesivos. Esses materiais são utilizados em diversas indústrias, como a automotiva, a de construção civil e a de embalagens.

Além disso, o 2-metil-1,3-butadieno também pode ser utilizado como um monômero para a produção de polímeros sintéticos, como o poli(2-metil-1,3-butadieno), que é um elastômero com propriedades físicas e mecânicas interessantes.

Conclusão

O 2-metil-1,3-butadieno é uma molécula orgânica composta por cinco átomos de carbono e oito átomos de hidrogênio. A sua cadeia carbônica é formada por cinco átomos de carbono e apresenta duas ligações duplas e uma ligação simples. Essa molécula é um isômero do 1,3-butadieno e apresenta diversas propriedades físicas e químicas interessantes, como densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, solubilidade e reatividade. O 2-metil-1,3-butadieno é utilizado na produção de diversos materiais, como elastômeros, resinas, plásticos e adesivos, e também pode ser utilizado como um monômero para a produção de polímeros sintéticos.

FAQs

1. O que são isômeros?

Isômeros são moléculas que possuem a mesma fórmula química, mas estruturas moleculares diferentes.

2. Quais são as propriedades físicas do 2-metil-1,3-butadieno?

O 2-metil-1,3-butadieno apresenta algumas propriedades físicas interessantes, como densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade.

3. Para que o 2-metil-1,3-butadieno é utilizado?

O 2-metil-1,3-butadieno é utilizado na produção de diversos materiais, como elastômeros, resinas, plásticos e adesivos, e também pode ser utilizado como um monômero para a produção de polímeros sintéticos.

Related video of as moleculas do 2-metil-1 3-butadieno possuem cadeia com cinco

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait