As Estatísticas Indicam Que O Uso De Cinto De Segurança

Reza August 2, 2021
As Estatisticas Indicam Que O Uso Do Cinto De Segurança EDUCA

Introdução

O cinto de segurança é um item essencial para garantir a segurança dos ocupantes de um veículo em caso de acidente de trânsito. De acordo com as estatísticas, o uso do cinto de segurança pode reduzir significativamente o número de mortes e lesões graves em acidentes de trânsito. Neste artigo, vamos explorar as estatísticas que comprovam a importância do uso do cinto de segurança.

Importância do uso do cinto de segurança

O cinto de segurança é um dos equipamentos de segurança mais importantes em um veículo. Ele funciona como uma barreira de proteção entre o corpo do ocupante e os elementos externos do carro em caso de colisão ou acidente. O uso do cinto de segurança pode reduzir significativamente o risco de ferimentos graves ou fatais em caso de acidente.

Redução de mortes e lesões graves

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o uso do cinto de segurança pode reduzir em até 75% o número de mortes em caso de acidente de trânsito. Além disso, o cinto também pode reduzir em até 45% o número de lesões graves em ocupantes dos veículos.

Estatísticas mundiais

As estatísticas de diversos países do mundo comprovam a importância do uso do cinto de segurança. Na Europa, por exemplo, o uso do cinto de segurança é obrigatório em todos os países e estima-se que ele tenha salvo cerca de 182 mil vidas desde a sua introdução. Nos Estados Unidos, o uso do cinto de segurança reduziu em 45% o número de mortes em acidentes de trânsito entre os anos de 1975 e 2008.

Estatísticas no Brasil

No Brasil, o uso do cinto de segurança é obrigatório desde 1997 e a sua utilização tem crescido ao longo dos anos. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em 2019, cerca de 86% dos motoristas e passageiros utilizavam o cinto de segurança em rodovias. No entanto, esse número cai para 63% em vias urbanas.

Motivos para não usar o cinto de segurança

Apesar da importância do uso do cinto de segurança, muitas pessoas ainda não utilizam o equipamento corretamente. Alguns dos motivos mais comuns para não usar o cinto de segurança são:

For more information, please click the button below.
  • Falta de costume ou hábito
  • Incomodo ou desconforto
  • Achar que não vai acontecer um acidente
  • Crença de que o airbag é suficiente para proteger em caso de acidente

Conclusão

As estatísticas são claras: o uso do cinto de segurança é fundamental para garantir a segurança dos ocupantes de um veículo em caso de acidente de trânsito. Apesar de ainda haver pessoas que não utilizam o equipamento corretamente, é importante conscientizar a população sobre a importância do uso do cinto de segurança e fazer com que ele se torne um hábito comum para todos os ocupantes de um veículo.

FAQs

1. Como usar corretamente o cinto de segurança?

Para usar o cinto de segurança corretamente, é preciso ajustá-lo de forma que ele fique justo ao redor do quadril e do tórax do ocupante. O cinto não deve ficar folgado e nem apertado demais. É importante também verificar se o cinto está travado corretamente antes de iniciar a viagem.

2. Crianças devem usar cinto de segurança?

Sim, crianças devem usar cinto de segurança, porém, existem equipamentos específicos para cada faixa etária. Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados em bebê-conforto ou cadeirinha de segurança. Crianças entre 1 e 4 anos devem ser transportadas em cadeirinhas. Já as crianças entre 4 e 7 anos devem utilizar o assento de elevação. A partir dos 7 anos, a criança já pode utilizar o cinto de segurança do carro normalmente.

3. O que fazer se o cinto de segurança estiver com defeito?

Se o cinto de segurança estiver com defeito, é importante levá-lo para uma revisão em uma oficina autorizada. Nunca utilize um cinto de segurança danificado ou com defeito, pois ele pode não funcionar corretamente em caso de acidente.

Related video of as estatisticas indicam que o uso de cinto de segurança

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait