As Bactérias E Os Fungos São Categorizados Como

Reza September 10, 2022
PPT Fungos e Bactérias PowerPoint Presentation ID7065244

Bactérias e fungos são dois tipos de microrganismos que podem ser encontrados em diferentes ambientes, incluindo o solo, a água, o ar, os animais e os seres humanos. Ambos são essenciais para a manutenção da vida na Terra, pois têm múltiplas funções importantes, como a decomposição de matéria orgânica, a produção de alimentos e medicamentos, e a regulação do clima.

O que são bactérias?

As bactérias são organismos unicelulares que pertencem ao reino Monera. Elas são caracterizadas pela sua forma, tamanho, estrutura celular, metabolismo e modo de reprodução. As bactérias podem ser encontradas em diferentes formas, incluindo esféricas (cocos), cilíndricas (bacilos) e espiraladas (espirilos).

As bactérias são capazes de sobreviver em uma ampla variedade de condições ambientais, incluindo altas e baixas temperaturas, pH ácido ou alcalino, pressões extremas, baixas concentrações de oxigênio e altas concentrações de sal. Algumas bactérias são patogênicas e podem causar doenças em seres humanos e animais, enquanto outras são benéficas e desempenham funções importantes na ecologia e na biotecnologia.

O que são fungos?

Os fungos são organismos eucarióticos que pertencem ao reino Fungi. Eles são caracterizados pela sua capacidade de absorver nutrientes de outros organismos ou materiais orgânicos mortos, através de estruturas especializadas chamadas de hifas.

Os fungos podem ser encontrados em diferentes formas, incluindo cogumelos, bolores, leveduras e líquens. Eles são capazes de sobreviver em uma ampla variedade de condições ambientais, incluindo altas e baixas temperaturas, pH ácido ou alcalino, baixas concentrações de oxigênio e altas concentrações de açúcar. Alguns fungos são patogênicos e podem causar doenças em seres humanos e animais, enquanto outros são benéficos e desempenham funções importantes na ecologia e na biotecnologia.

Como são categorizadas as bactérias e os fungos?

As bactérias e os fungos são categorizados de acordo com suas características taxonômicas, incluindo sua estrutura, metabolismo, modo de reprodução e filogenia. A taxonomia é a ciência que estuda a classificação dos seres vivos em grupos hierárquicos, com base em suas relações evolutivas.

For more information, please click the button below.

Categorias taxonômicas das bactérias:

  • Reino: Monera
  • Divisões: Cyanobacteria, Proteobacteria, Firmicutes, Actinobacteria e outras
  • Classes: Alphaproteobacteria, Betaproteobacteria, Gammaproteobacteria, Deltaproteobacteria, Epsilonproteobacteria, Bacilli, Clostridia, Actinobacteria e outras
  • Ordens: Rhizobiales, Enterobacteriales, Pseudomonadales, Lactobacillales, Bacillales, Clostridiales, Actinomycetales e outras
  • Famílias: Enterobacteriaceae, Pseudomonadaceae, Bacillaceae, Streptococcaceae, Lactobacillaceae, Clostridiaceae, Corynebacteriaceae e outras
  • Gêneros: Escherichia, Salmonella, Pseudomonas, Bacillus, Clostridium, Streptococcus, Lactobacillus, Corynebacterium e outros
  • Espécies: Escherichia coli, Salmonella typhi, Pseudomonas aeruginosa, Bacillus subtilis, Clostridium botulinum, Streptococcus pneumoniae, Lactobacillus acidophilus, Corynebacterium diphteriae e outras

Categorias taxonômicas dos fungos:

  • Reino: Fungi
  • Divisões: Ascomycota, Basidiomycota, Zygomycota e outras
  • Classes: Eurotiomycetes, Sordariomycetes, Agaricomycetes, Tremellomycetes, Dothideomycetes, Leotiomycetes e outras
  • Ordens: Eurotiales, Hypocreales, Agaricales, Polyporales, Tremellales, Capnodiales e outras
  • Famílias: Aspergillaceae, Hypocreaceae, Agaricaceae, Polyporaceae, Tremellaceae, Capnodiaceae e outras
  • Gêneros: Aspergillus, Fusarium, Penicillium, Trichoderma, Agaricus, Boletus, Tremella, Candida e outros
  • Espécies: Aspergillus niger, Fusarium oxysporum, Penicillium chrysogenum, Trichoderma reesei, Agaricus bisporus, Boletus edulis, Tremella fuciformis, Candida albicans e outras

Qual é a importância das bactérias e dos fungos?

As bactérias e os fungos são essenciais para a manutenção da vida na Terra, pois têm múltiplas funções importantes em diferentes ecossistemas. Algumas das suas principais contribuições são:

  • Decomposição de matéria orgânica: As bactérias e os fungos são os principais decompositores de matéria orgânica em diferentes ambientes, incluindo o solo, a água e os seres mortos. Eles são capazes de quebrar moléculas complexas em compostos mais simples, que podem ser reutilizados por outros organismos.
  • Reciclagem de nutrientes: As bactérias e os fungos são responsáveis pela reciclagem de nutrientes essenciais para a vida, como o nitrogênio, o fósforo e o enxofre. Eles são capazes de transformar os compostos destes elementos em formas que podem ser absorvidas por plantas e outros organismos.
  • Produção de alimentos e medicamentos: Algumas bactérias e fungos são utilizados na produção de alimentos e medicamentos, como o queijo, o iogurte, o pão, a cerveja, o vinho, a penicilina e a eritromicina.
  • Regulação do clima: As bactérias e os fungos são importantes para a regulação do clima, pois são capazes de produzir ou consumir gases que afetam o efeito estufa, como o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso.
  • Biotecnologia: As bactérias e os fungos são amplamente utilizados na biotecnologia, para a produção de enzimas, proteínas, plásticos, biocombustíveis e outros produtos de interesse comercial.

Quais são as principais diferenças entre bactérias e fungos?

Embora as bactérias e os fungos tenham algumas semelhanças, como o tamanho microscópico e a capacidade de sobreviver em diferentes condições ambientais, eles também têm diferenças significativas em relação à sua estrutura, metabolismo e modo de reprodução. Algumas das principais diferenças são:

  • Estrutura celular: As bactérias são organismos unicelulares, com uma célula que contém o material genético (DNA) e outras organelas, como ribossomos e plasmídeos. Os fungos são organismos multicelulares, com várias células que contêm o material genético (DNA) e outras organelas, como mitocôndrias e vacúolos.
  • Metabolismo: As bactérias são capazes de realizar diferentes tipos de metabolismo, incluindo a fermentação, a respiração aeróbia e a respiração anaer

Related video of as bactérias e os fungos são categorizados como

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait