As Arterias Renais São Ramos De

Reza September 5, 2022
FisiopatologíA Y ClíNica De La Insuficiencia Renal

As artérias renais são um dos principais vasos sanguíneos do corpo humano, responsáveis por levar sangue aos rins para que estes possam filtrar as impurezas e manter o equilíbrio do organismo. Elas surgem a partir da aorta abdominal, que é a maior artéria do corpo e fica localizada na parte inferior do tórax e superior do abdômen.

Anatomia das artérias renais

As artérias renais são um par de vasos sanguíneos que se originam da aorta abdominal, logo abaixo da artéria mesentérica superior. Elas medem cerca de 1,5 centímetros de diâmetro e se dividem em várias ramificações menores para irrigar os rins. Cada rim recebe uma artéria renal, que se divide em três ramos principais: artéria segmentar, artéria interlobar e artéria arqueada.

A artéria segmentar é a primeira ramificação da artéria renal e se divide em várias artérias menores para irrigar as unidades funcionais do rim, os néfrons. A artéria interlobar é a segunda ramificação e se encarrega de levar o sangue para a região entre os lobos renais. Por fim, a artéria arqueada é a última ramificação da artéria renal e se curva sobre a base dos lobos renais, formando um arco que dá origem às artérias interlobulares.

Funcionamento das artérias renais

As artérias renais são responsáveis por levar sangue aos rins para que estes possam realizar a sua função de filtrar as impurezas e regular as substâncias químicas no organismo. O sangue arterial que chega aos rins é rico em oxigênio e nutrientes, e é filtrado pelos rins para eliminar as substâncias tóxicas e resíduos metabólicos. O sangue filtrado é então devolvido à circulação sanguínea através das veias renais.

As artérias renais também desempenham um papel importante na regulação da pressão arterial. Quando a pressão arterial está baixa, as artérias renais liberam uma substância chamada renina, que atua no sistema renina-angiotensina-aldosterona para aumentar a pressão arterial. Além disso, as artérias renais também produzem o hormônio eritropoietina, que estimula a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea.

Doenças das artérias renais

As artérias renais podem ser afetadas por diversas doenças que prejudicam a sua função de levar sangue aos rins. Algumas das principais doenças das artérias renais são:

For more information, please click the button below.
  • Estenose da artéria renal: é uma condição em que a artéria renal se estreita e impede o fluxo de sangue para os rins. Pode ser causada por aterosclerose, fibromuscular displasia ou outras doenças.
  • Trombose da artéria renal: é a obstrução completa da artéria renal por um coágulo de sangue. Pode ser causada por doenças do sangue, traumatismo ou outras causas.
  • Embolia da artéria renal: é a obstrução da artéria renal por um êmbolo, que é um coágulo ou fragmento de placa aterosclerótica que se desloca de outra parte do corpo.

As doenças das artérias renais podem causar diversos sintomas, como dor abdominal, náusea, vômito, pressão arterial elevada, insuficiência renal e outros. O tratamento depende da causa da doença e pode incluir medicamentos, cirurgia ou outros procedimentos.

Conclusão

As artérias renais são ramos importantes da aorta abdominal que levam sangue aos rins para que estes possam filtrar as impurezas e manter o equilíbrio do organismo. Elas se dividem em várias ramificações menores e desempenham um papel importante na regulação da pressão arterial e na produção de hormônios. As doenças das artérias renais podem prejudicar a sua função e causar diversos sintomas, sendo necessário um tratamento adequado para evitar complicações.

FAQs

1. Qual é o papel das artérias renais no organismo?

As artérias renais são responsáveis por levar sangue aos rins para que estes possam filtrar as impurezas e manter o equilíbrio do organismo. Elas também desempenham um papel importante na regulação da pressão arterial e na produção de hormônios.

2. Quais são as principais doenças das artérias renais?

Algumas das principais doenças das artérias renais são estenose da artéria renal, trombose da artéria renal e embolia da artéria renal. Essas condições podem prejudicar a função das artérias renais e causar diversos sintomas.

3. Como são tratadas as doenças das artérias renais?

O tratamento das doenças das artérias renais depende da causa da doença e pode incluir medicamentos, cirurgia ou outros procedimentos. É importante buscar um médico para um diagnóstico e tratamento adequados.

Related video of as artérias renais são ramos de

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait