Aranhas, Escorpiões, Carrapatos E Ácaros

Reza October 21, 2022
Cheliceriformes Classe Arachnida (ácaro vermelho gigante

Aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros são animais que pertencem à classe dos artrópodes, que são caracterizados por possuírem exoesqueleto de quitina, corpo segmentado e apêndices articulados. Esses animais são comuns em diversos ambientes, desde florestas até ambientes urbanos, e alguns deles podem representar risco à saúde humana.

Aranhas

As aranhas são animais que geralmente possuem oito patas e são conhecidas por produzirem teias para capturar suas presas. Existem cerca de 40 mil espécies de aranhas no mundo, sendo que a maioria delas é inofensiva para os humanos. No entanto, algumas espécies possuem venenos que podem causar reações alérgicas ou até mesmo serem letais em casos extremos.

Algumas das aranhas mais perigosas no mundo são:

  • Viúva-negra: encontrada principalmente nas Américas, é conhecida por seu veneno altamente tóxico, que pode causar dores musculares intensas, espasmos e até mesmo falência dos órgãos;
  • Aranha-marrom: encontrada em diversas partes do mundo, é conhecida por seu veneno que pode causar necrose no local da picada e, em casos mais graves, levar à morte;
  • Aranha-de-saco: encontrada na América do Sul, é conhecida por seu veneno que pode causar necrose no local da picada e, em casos mais graves, levar à morte.

Escorpiões

Os escorpiões são animais que possuem um par de pinças e um ferrão venenoso na ponta da cauda. Existem cerca de 1.500 espécies de escorpiões no mundo, sendo que algumas delas podem representar risco à saúde humana. Os escorpiões geralmente se alimentam de insetos e pequenos animais, e são encontrados em diversos ambientes, desde florestas até ambientes urbanos.

Algumas das espécies de escorpiões mais perigosas no mundo são:

  • Escorpião-amarelo: encontrado principalmente na América do Sul, é conhecido por seu veneno que pode causar dores intensas, espasmos e até mesmo levar à morte em casos extremos;
  • Escorpião-negro: encontrado em diversas partes do mundo, é conhecido por seu veneno que pode causar dores intensas, espasmos e até mesmo levar à morte em casos extremos;
  • Escorpião-do-deserto: encontrado em algumas partes dos Estados Unidos e do México, é conhecido por seu veneno que pode causar dores intensas, espasmos e até mesmo levar à morte em casos extremos.

Carrapatos

Os carrapatos são artrópodes ectoparasitas que se alimentam do sangue de animais, incluindo os humanos. Existem cerca de 900 espécies de carrapatos no mundo, sendo que algumas delas podem transmitir doenças para os humanos, como a doença de Lyme e a febre maculosa.

For more information, please click the button below.

Os carrapatos são encontrados em diversos ambientes, como florestas, campos e áreas urbanas, e podem se fixar na pele dos animais ou dos humanos para se alimentar do sangue.

Ácaros

Os ácaros são artrópodes microscópicos que se alimentam de matéria orgânica, como células mortas da pele humana. Existem cerca de 50 mil espécies de ácaros no mundo, e eles são encontrados em diversos ambientes, como casas, camas, tapetes e almofadas.

Alguns tipos de ácaros podem causar reações alérgicas em algumas pessoas, como a rinite alérgica e a asma. Para evitar a proliferação dos ácaros em ambientes internos, é recomendado manter a casa limpa e arejada e lavar roupas de cama e toalhas regularmente.

Conclusão

Aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros são animais comuns em diversos ambientes, e alguns deles podem representar risco à saúde humana. É importante conhecer as espécies perigosas e tomar medidas preventivas para evitar o contato com esses animais, como usar roupas protetoras em áreas de risco e manter a casa limpa e arejada.

FAQs

1. Como evitar picadas de aranhas e escorpiões?

Para evitar picadas de aranhas e escorpiões, é recomendado usar roupas protetoras em áreas de risco, como botas, calças compridas e luvas. Também é recomendado evitar mexer em tocas e ninhos de animais, e manter a casa limpa e arejada para evitar a proliferação desses animais.

2. Como remover um carrapato da pele?

Para remover um carrapato da pele, é recomendado usar uma pinça fina e pontiaguda para agarrar o carrapato pela cabeça e puxá-lo delicadamente para fora da pele. É importante evitar esmagar o carrapato durante a remoção, para evitar a liberação de bactérias e doenças.

3. Como evitar a proliferação de ácaros em casa?

Para evitar a proliferação de ácaros em casa, é recomendado manter a casa limpa e arejada, e lavar roupas de cama e toalhas regularmente em água quente. Também é recomendado usar capas protetoras em colchões e travesseiros, e aspirar tapetes e cortinas regularmente.

Related video of aranhas escorpiões carrapatos e ácaros

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait