Antecessor E Sucessor 3 Ano

Reza December 25, 2022
Antecessor e sucessor online worksheet for 3º ano

Antecessor e sucessor são termos utilizados na matemática para indicar os números que vêm antes e depois de um determinado número, respectivamente. No terceiro ano do ensino fundamental, as crianças começam a ter contato com esses conceitos, que ajudam a entender melhor a sequência numérica.

O que é antecessor?

O antecessor é o número que vem imediatamente antes de outro número. Por exemplo, o antecessor de 5 é 4, o antecessor de 10 é 9 e assim por diante. Na prática, podemos encontrar o antecessor de um número diminuindo 1 unidade do número em questão.

O que é sucessor?

O sucessor é o número que vem imediatamente depois de outro número. Por exemplo, o sucessor de 5 é 6, o sucessor de 10 é 11 e assim por diante. Na prática, podemos encontrar o sucessor de um número adicionando 1 unidade ao número em questão.

Como trabalhar com antecessor e sucessor no terceiro ano?

No terceiro ano do ensino fundamental, é importante que as crianças entendam bem os conceitos de antecessor e sucessor e saibam utilizá-los para resolver problemas simples de matemática. Algumas atividades que podem ser realizadas em sala de aula para trabalhar com esses conceitos são:

  • Solicitar que as crianças identifiquem o antecessor e o sucessor de um determinado número;
  • Propor situações-problema em que seja necessário encontrar o antecessor ou o sucessor de um número para resolver;
  • Realizar jogos em que as crianças tenham que encontrar o antecessor ou o sucessor de um número para avançar no tabuleiro;
  • Utilizar recursos visuais, como cartazes ou jogos digitais, para ajudar as crianças a fixar os conceitos de antecessor e sucessor.

Exemplos de atividades com antecessor e sucessor

Para ilustrar como as atividades com antecessor e sucessor podem ser realizadas no terceiro ano do ensino fundamental, apresentamos alguns exemplos de exercícios:

Exemplo 1:

Identifique o antecessor e o sucessor dos seguintes números:

For more information, please click the button below.
  • 7
  • 15
  • 23

Respostas:

  • Antecessor de 7: 6 / Sucessor de 7: 8
  • Antecessor de 15: 14 / Sucessor de 15: 16
  • Antecessor de 23: 22 / Sucessor de 23: 24

Exemplo 2:

O número 12 é o antecessor de qual número? E qual é o seu sucessor?

Resposta:

  • O antecessor de 13 é 12.
  • O sucessor de 12 é 13.

Exemplo 3:

Um professor distribuiu 20 fichas para seus alunos. Na sequência, ele distribui mais uma ficha para cada aluno. Quantas fichas foram distribuídas no total?

Resolução:

  • O número de fichas distribuídas inicialmente é 20.
  • O sucessor de 20 é 21, que representa o número de fichas distribuídas para o primeiro aluno.
  • O sucessor de 21 é 22, que representa o número de fichas distribuídas para o segundo aluno.
  • E assim por diante, até que todas as fichas tenham sido distribuídas.

Portanto, o número total de fichas distribuídas é a soma dos sucessores de 20, desde o número 21 até o número de alunos da turma. Por exemplo, se a turma tiver 30 alunos, o número total de fichas distribuídas será:

21 + 22 + 23 + … + 49 + 50 = 825

Conclusão

O conceito de antecessor e sucessor é fundamental na matemática, pois ajuda a compreender a sequência numérica e a resolver problemas simples envolvendo números. No terceiro ano do ensino fundamental, as crianças começam a ter contato com esses conceitos e devem realizar atividades que as ajudem a fixá-los. É importante que os professores utilizem recursos visuais e lúdicos para tornar as atividades mais interessantes e envolventes.

FAQs

1. O que fazer se meu filho não entender os conceitos de antecessor e sucessor?

Se o seu filho estiver com dificuldades para entender os conceitos de antecessor e sucessor, é importante conversar com o professor para entender como ele está abordando o assunto em sala de aula. Em casa, você pode tentar utilizar recursos visuais, como cartazes ou jogos digitais, para ajudar a fixar os conceitos.

2. Como ajudar meu filho a praticar os conceitos de antecessor e sucessor em casa?

Para ajudar seu filho a praticar os conceitos de antecessor e sucessor em casa, você pode utilizar jogos e atividades que envolvam a identificação desses números. Por exemplo, você pode pedir para ele identificar o antecessor ou o sucessor de um número que você falar, ou propor situações-problema envolvendo esses conceitos.

3. Por que é importante ensinar antecessor e sucessor em matemática?

O conceito de antecessor e sucessor é fundamental na matemática, pois ajuda a entender melhor a sequência numérica e a resolver problemas simples envolvendo números. Além disso, esses conceitos são importantes para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para a compreensão de outras áreas da matemática, como a álgebra.

Related video of antecessor e sucessor 3 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait