Animais Garantem Suas Necessidades Metabólicas Desse Elemento Pela

Reza August 22, 2021
Quais são as necessidades nutricionais dos cães? My Animals em 2020

Os animais possuem necessidades metabólicas de diversos elementos para manter seu organismo funcionando corretamente. Entre esses elementos, um dos mais importantes é o carbono, que é fundamental para a formação de moléculas orgânicas como carboidratos, lipídios e proteínas.

O que é o carbono?

O carbono é um elemento químico cujo símbolo é C e número atômico é 6. Ele é encontrado na natureza em diversas formas, como carvão mineral, diamante, grafite e compostos orgânicos. É um dos elementos mais importantes para a vida na Terra, pois é a base da maioria das moléculas orgânicas que compõem os seres vivos.

Como os animais obtêm carbono?

Os animais obtêm carbono principalmente por meio da alimentação. As plantas, que são a base da cadeia alimentar, realizam a fotossíntese, processo pelo qual convertem energia solar em energia química e produzem compostos orgânicos a partir de dióxido de carbono e água. Os animais herbívoros se alimentam dessas plantas, obtendo assim o carbono necessário para sua sobrevivência. Já os animais carnívoros obtêm o carbono por meio da alimentação de outros animais.

Além disso, os animais também podem obter carbono por meio da respiração. Durante a respiração, o oxigênio é utilizado para quebrar moléculas orgânicas, liberando energia e produzindo dióxido de carbono como subproduto. Esse dióxido de carbono pode ser reutilizado pelas plantas na fotossíntese, fechando assim o ciclo do carbono na natureza.

Como os animais garantem suas necessidades metabólicas de carbono?

Os animais utilizam várias estratégias para garantir suas necessidades metabólicas de carbono. Uma das principais é a regulação do balanço energético, ou seja, a quantidade de energia que entra no organismo (por meio da alimentação) e a quantidade de energia que é gasta (por meio do metabolismo). Se o animal consome mais energia do que gasta, o excesso é armazenado em forma de gordura, que pode ser utilizada posteriormente como fonte de energia e de carbono.

Outra estratégia é a síntese de compostos orgânicos a partir de moléculas simples contendo carbono. Por exemplo, os aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas, são sintetizados a partir de moléculas simples como o ácido α-cetoglutárico e o piruvato, que contêm carbono. Da mesma forma, os lipídios (como os ácidos graxos e os triglicerídeos) são sintetizados a partir de ácidos graxos simples, que contêm carbono.

For more information, please click the button below.

Além disso, os animais também podem obter carbono por meio da reciclagem de moléculas orgânicas. Por exemplo, quando as células morrem, as proteínas, os lipídios e outros compostos orgânicos são quebrados em seus componentes básicos (como os aminoácidos e os ácidos graxos), que são então reutilizados para a síntese de novas moléculas.

Conclusão

O carbono é um elemento fundamental para a vida na Terra, sendo a base da maioria das moléculas orgânicas que compõem os seres vivos. Os animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento principalmente por meio da alimentação, mas também por meio da respiração e da reciclagem de moléculas orgânicas. A regulação do balanço energético e a síntese de compostos orgânicos a partir de moléculas simples contendo carbono são algumas das estratégias utilizadas pelos animais para garantir sua sobrevivência.

FAQs

1. Todos os animais possuem as mesmas necessidades metabólicas de carbono?

Não necessariamente. As necessidades metabólicas de carbono podem variar entre os diferentes tipos de animais, dependendo de fatores como a sua dieta, o seu tamanho e o seu nível de atividade.

2. O que acontece se um animal não obtém carbono suficiente?

Se um animal não obtém carbono suficiente, ele pode apresentar problemas metabólicos, como deficiências nutricionais, perda de peso e diminuição da capacidade de realização de atividades físicas.

3. Como a atividade humana afeta o ciclo do carbono na natureza?

A atividade humana, principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis, tem aumentado significativamente a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Isso tem levado a um aumento do efeito estufa e do aquecimento global, o que pode ter consequências graves para o clima e o meio ambiente.

Related video of animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait