Aluga Se Ou Alugam Se?

Reza April 21, 2021
ALUGASE ou ALUGAMSE? [Prof. Pablo Jamilk] YouTube

Você já se deparou com a dúvida de como escrever corretamente a placa de “aluga-se” ou “alugam-se” em uma casa ou apartamento disponível para locação? Essa é uma dúvida comum e que pode gerar confusão na hora de escrever o anúncio. Neste artigo, iremos explicar em detalhes qual é a forma correta de escrever e como aplicá-la corretamente.

Aluguel de imóveis

O aluguel de imóveis é uma prática comum no Brasil e pode ser encontrada em diversos tipos de imóveis, como casas, apartamentos, salas comerciais, entre outros. Quando uma pessoa ou empresa decide disponibilizar um imóvel para locação, é comum que ela coloque uma placa na frente do imóvel com a informação “aluga-se” ou “alugam-se”. Essa placa tem como objetivo chamar a atenção de possíveis interessados e informar que o imóvel está disponível para locação.

Conjugação verbal

A dúvida em relação à forma correta de escrever a placa surge em função da conjugação verbal. A palavra “aluga” é um verbo no infinitivo e, portanto, não possui conjugação específica. Para utilizar a palavra “aluga” em uma frase, é necessário conjugá-la corretamente de acordo com o sujeito da frase.

No caso da placa de aluguel, o sujeito é sempre o imóvel, que é uma coisa, e não uma pessoa. Dessa forma, a conjugação verbal correta é a terceira pessoa do singular (aluga-se), que é utilizada para sujeitos inanimados. Se o sujeito da frase fosse uma pessoa ou um grupo de pessoas, a conjugação verbal seria diferente.

Por exemplo:

  • Eu alugo um apartamento.
  • Você aluga um apartamento.
  • Ele/ela aluga um apartamento.
  • Nós alugamos um apartamento.
  • Vocês alugam um apartamento.
  • Eles/elas alugam um apartamento.

Na placa de aluguel, como o sujeito é o imóvel, a conjugação correta seria:

For more information, please click the button below.
  • Aluga-se uma casa.
  • Aluga-se um apartamento.
  • Aluga-se uma sala comercial.

Concordância verbal

Outra questão que pode gerar dúvida é em relação à concordância verbal. Quando o sujeito da frase é composto por mais de uma coisa, é necessário utilizar a terceira pessoa do plural. Por exemplo:

  • As casas alugam-se rapidamente.
  • Os apartamentos alugam-se rapidamente.
  • As salas comerciais alugam-se rapidamente.

Essa concordância verbal é utilizada quando há mais de um imóvel disponível para locação. No entanto, é importante lembrar que a placa de aluguel normalmente é utilizada para indicar a disponibilidade de apenas um imóvel. Portanto, a forma correta é utilizar a terceira pessoa do singular, como já mencionado anteriormente.

Conclusão

Em resumo, a forma correta de escrever a placa de aluguel é “aluga-se”, utilizando a terceira pessoa do singular para sujeitos inanimados. Essa é a forma mais comum e utilizada em todo o Brasil. É importante lembrar que a placa de aluguel é utilizada para indicar a disponibilidade de apenas um imóvel, portanto, a concordância verbal deve estar de acordo com essa informação.

FAQs

1) É possível utilizar outras formas de escrita na placa de aluguel?

Sim, é possível utilizar outras formas de escrita, como “aluga-se” com acento agudo (alugá-se) ou sem o hífen (alugase). No entanto, a forma mais comum e correta é utilizar “aluga-se” com hífen e sem acento.

2) É necessário utilizar a placa de aluguel para disponibilizar um imóvel para locação?

Não, a placa de aluguel não é obrigatória para disponibilizar um imóvel para locação. No entanto, ela é uma forma eficiente de chamar a atenção de possíveis interessados e informar que o imóvel está disponível para locação.

3) É possível utilizar a placa de aluguel em imóveis comerciais?

Sim, é possível utilizar a placa de aluguel em imóveis comerciais, como salas comerciais e lojas. A forma de escrita é a mesma utilizada para imóveis residenciais, utilizando “aluga-se” com hífen e sem acento.

Related video of aluga se ou alugam se

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait