Agronomia É Humanas Ou Exatas?

Reza May 10, 2021
Afinal, o que se estuda em Agronomia? Confira

Agronomia é uma área do conhecimento que envolve diversos aspectos da produção rural, desde o plantio até a colheita e comercialização dos produtos agrícolas. Por isso, ela é considerada uma ciência interdisciplinar, que combina conhecimentos de várias áreas, tanto das ciências exatas quanto das ciências humanas.

Áreas de conhecimento da Agronomia

Para entendermos melhor se a Agronomia é uma área do conhecimento mais voltada para as ciências humanas ou para as ciências exatas, é importante conhecermos as áreas de conhecimento que ela abrange. Dentre elas, podemos destacar:

  • Botânica: estuda as plantas, suas características, classificação, reprodução, etc;
  • Zoologia: estuda os animais, suas características, classificação, reprodução, etc;
  • Química: estuda as propriedades e transformações da matéria;
  • Física: estuda as leis que regem o comportamento dos corpos e da energia;
  • Matemática: estuda os números e as suas relações;
  • Economia: estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços;
  • Sociologia: estuda a organização e o funcionamento da sociedade;
  • Antropologia: estuda o homem e a cultura;
  • Ecologia: estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

Como podemos perceber, a Agronomia envolve diversas áreas do conhecimento, tanto das ciências exatas quanto das ciências humanas. Por isso, não podemos afirmar que ela é mais voltada para uma ou outra área.

Conhecimentos necessários para o exercício da Agronomia

Para se tornar um profissional da Agronomia e atuar na produção rural, é necessário possuir conhecimentos em diversas áreas do conhecimento, tais como:

  • Conhecimento técnico: conhecimento sobre as técnicas de produção agrícola, tais como plantio, adubação, irrigação, controle de pragas e doenças, colheita, etc;
  • Conhecimento científico: conhecimento sobre as ciências biológicas, químicas, físicas e matemáticas, que são a base para entender as técnicas de produção agrícola;
  • Conhecimento socioeconômico: conhecimento sobre a realidade social e econômica do meio rural, tais como a organização das comunidades rurais, as relações de trabalho, os mercados consumidores e fornecedores, etc;
  • Conhecimento ambiental: conhecimento sobre as relações entre os seres vivos e o meio ambiente, a fim de desenvolver sistemas de produção sustentáveis e preservar os recursos naturais.

Podemos perceber que, para se tornar um profissional da Agronomia, é necessário possuir conhecimentos em diversas áreas do conhecimento, tanto das ciências exatas quanto das ciências humanas. Por isso, podemos afirmar que a Agronomia é uma área interdisciplinar, que combina conhecimentos de várias áreas.

Atuação do profissional da Agronomia

O profissional da Agronomia pode atuar em diversas áreas, tais como:

For more information, please click the button below.
  • Produção agrícola: planejamento, execução e controle das atividades agrícolas, tais como plantio, adubação, irrigação, controle de pragas e doenças, colheita, etc;
  • Agroindústria: desenvolvimento e controle de processos industriais relacionados à produção agrícola, tais como beneficiamento de grãos, fabricação de rações, produção de alimentos, etc;
  • Comercialização: análise de mercados consumidores e fornecedores, desenvolvimento de estratégias de marketing, negociação de preços, etc;
  • Consultoria: orientação técnica e gerencial aos produtores rurais, com o objetivo de aumentar a produtividade e a rentabilidade da produção agrícola;
  • Pesquisa: desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas para aprimorar as técnicas de produção agrícola e desenvolver novas tecnologias para o setor.

Como podemos perceber, a atuação do profissional da Agronomia envolve diversas áreas do conhecimento, tanto das ciências exatas quanto das ciências humanas. Por isso, podemos afirmar que a Agronomia é uma área interdisciplinar, que combina conhecimentos de várias áreas.

Conclusão

A Agronomia é uma área do conhecimento que envolve diversas áreas, tanto das ciências exatas quanto das ciências humanas. Por isso, não podemos afirmar que ela é mais voltada para uma ou outra área. Para se tornar um profissional da Agronomia e atuar na produção rural, é necessário possuir conhecimentos em diversas áreas do conhecimento, tais como técnico, científico, socioeconômico e ambiental. O profissional da Agronomia pode atuar em diversas áreas, tais como produção agrícola, agroindústria, comercialização, consultoria e pesquisa.

FAQs

1. Qual a diferença entre Agronomia e Agricultura?

A Agronomia é uma área do conhecimento que envolve diversas áreas, tanto das ciências exatas quanto das ciências humanas, e tem como objetivo estudar e desenvolver técnicas para a produção agrícola. Já a Agricultura é a prática de cultivar plantas e criar animais para a produção de alimentos, fibras, energia, entre outros. A Agronomia é uma ciência que estuda a Agricultura, desenvolvendo técnicas e tecnologias para melhorar a produtividade e a rentabilidade da produção agrícola.

2. Qual a importância da Agronomia para a sociedade?

A Agronomia é importante para a sociedade porque é responsável por desenvolver técnicas e tecnologias para aumentar a produtividade e a rentabilidade da produção agrícola, garantindo assim o abastecimento de alimentos para a população. Além disso, a Agronomia também é importante para a preservação do meio ambiente, pois desenvolve técnicas de produção sustentáveis que buscam reduzir os impactos ambientais da atividade agrícola.

3. Quais são as perspectivas de mercado para o profissional da Agronomia?

As perspectivas de mercado para o profissional da Agronomia são boas, pois o setor agrícola é um dos mais importantes da economia brasileira e mundial. Além disso, com o aumento da população mundial e a demanda por alimentos cada vez maior, a produção agrícola precisa ser cada vez mais eficiente e sustentável, o que aumenta a demanda por profissionais da Agronomia.

Related video of agronomia é humanas ou exatas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait