Adição De Cloro Para Eliminar Os Germes Nocivos À Saúde

Reza September 13, 2022
LYSOFORM CLORO GEL ELIMINA 99,9 DOS GERMES E BACTÉRIAS YouTube

A adição de cloro é uma técnica utilizada para eliminar os germes nocivos à saúde em diversas situações, como no tratamento de água potável, na limpeza de piscinas e até mesmo na desinfecção de alimentos. O cloro é um agente oxidante que age diretamente na membrana celular dos micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, destruindo suas estruturas e impedindo sua reprodução.

Tratamento de água potável

O cloro é um dos agentes mais utilizados no tratamento de água potável, pois é eficaz na eliminação de diversos micro-organismos que podem causar doenças, como a cólera, a hepatite A e a febre tifoide. O processo de tratamento consiste na adição de uma quantidade controlada de cloro na água, que é dissolvido e forma uma solução de hipoclorito, um composto que é capaz de oxidar as células dos micro-organismos. Após a adição do cloro, a água é submetida a um processo de decantação e filtração, para que as impurezas e os resíduos sejam removidos.

Limpeza de piscinas

A limpeza de piscinas também é um processo que requer a adição de cloro, pois a água da piscina é um ambiente propício para a proliferação de micro-organismos, como algas e bactérias. A quantidade de cloro adicionada na água da piscina varia de acordo com o tamanho da piscina e a frequência de uso, mas geralmente é de 1 a 3 ppm (partes por milhão). O cloro pode ser adicionado diretamente na água da piscina, na forma de pastilhas ou granulados, ou pode ser adicionado através de um sistema de dosagem automática.

Desinfecção de alimentos

A adição de cloro também é utilizada na desinfecção de alimentos, como frutas, verduras e legumes, pois é capaz de eliminar os micro-organismos que podem estar presentes na superfície dos alimentos. Para a desinfecção, é recomendado utilizar uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, que deve ser diluída em água na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água. Os alimentos devem ser imersos na solução de cloro por cerca de 15 minutos e, em seguida, enxaguados em água corrente.

Conclusão

A adição de cloro é uma técnica eficaz na eliminação de germes nocivos à saúde em diversas situações, como no tratamento de água potável, na limpeza de piscinas e na desinfecção de alimentos. É importante destacar que a adição de cloro deve ser feita de forma controlada e seguindo as recomendações dos fabricantes, para evitar a intoxicação por cloro e outros problemas de saúde.

FAQs

1. O cloro pode causar problemas de saúde?

Sim, a exposição excessiva ao cloro pode causar problemas de saúde, como irritação nos olhos, na pele e no trato respiratório, além de náuseas e vômitos. Por isso, é importante utilizar a quantidade recomendada de cloro e não fazer a ingestão do produto.

For more information, please click the button below.

2. Como saber se a água da piscina está com a quantidade adequada de cloro?

Para saber se a água da piscina está com a quantidade adequada de cloro, é necessário fazer o teste de cloro com um kit específico, que pode ser adquirido em lojas especializadas. O teste consiste em coletar uma amostra da água da piscina e adicionar uma solução reagente, que irá indicar a quantidade de cloro presente na água.

3. O cloro pode alterar o sabor dos alimentos?

Sim, a adição de cloro pode alterar o sabor dos alimentos, por isso é importante enxaguar bem os alimentos após a desinfecção. Além disso, é recomendado utilizar uma solução de cloro com a concentração adequada e seguir as recomendações de diluição.

Related video of adição de cloro para eliminar os germes nocivos à saúde

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait