A Vigilância Fiscaliza Três Farmácias E Duas Clínicas

Reza April 13, 2022
Vigilância Sanitária interdita três farmácias, em Belém Pará G1

A Vigilância Sanitária é responsável por fiscalizar e monitorar as atividades relacionadas à saúde pública. Dentre suas atribuições, está a fiscalização de estabelecimentos que manipulam, produzem, comercializam ou prestam serviços de saúde, como farmácias e clínicas.

Fiscalização em Farmácias

A fiscalização em farmácias é realizada com o objetivo de garantir a qualidade dos medicamentos comercializados, a segurança dos clientes e a conformidade com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Entre os itens verificados durante a fiscalização em farmácias, estão:

  • Condições de armazenamento dos medicamentos;
  • Data de validade dos medicamentos;
  • Presença de medicamentos proibidos ou sem registro na ANVISA;
  • Condições de higiene e limpeza do local;
  • Presença de farmacêutico responsável técnico.

Caso sejam encontradas irregularidades durante a fiscalização, a farmácia pode receber uma notificação para corrigir as falhas encontradas. Em casos mais graves, a farmácia pode ser interditada ou até mesmo ter sua licença de funcionamento cassada.

Fiscalização em Clínicas

A fiscalização em clínicas é realizada com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados, a segurança dos pacientes e a conformidade com as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Entre os itens verificados durante a fiscalização em clínicas, estão:

For more information, please click the button below.
  • Condições de higiene e limpeza do local;
  • Condições de armazenamento de materiais e medicamentos utilizados;
  • Presença de profissionais habilitados e registrados em seus respectivos conselhos de classe;
  • Condições de funcionamento dos equipamentos e aparelhos utilizados nos procedimentos;
  • Conformidade com as normas de biossegurança.

Assim como no caso das farmácias, caso sejam encontradas irregularidades durante a fiscalização, a clínica pode receber uma notificação para corrigir as falhas encontradas. Em casos mais graves, a clínica pode ser interditada ou até mesmo ter sua licença de funcionamento cassada.

Conclusão

A fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária em farmácias e clínicas é essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados à população. Ao fiscalizar estes estabelecimentos, a Vigilância Sanitária garante a segurança dos clientes e o cumprimento das normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.

FAQs

1. Como faço para denunciar uma irregularidade em uma farmácia ou clínica?

Você pode denunciar uma irregularidade em uma farmácia ou clínica diretamente na Vigilância Sanitária do seu município ou estado. Normalmente, é possível fazer a denúncia por telefone, e-mail ou presencialmente.

2. O que devo fazer se encontrar um medicamento vencido em uma farmácia?

Caso encontre um medicamento vencido em uma farmácia, você pode informar ao farmacêutico responsável ou à Vigilância Sanitária do seu município ou estado. É importante que você não consuma medicamentos vencidos, pois eles podem estar com sua eficácia comprometida ou até mesmo representar riscos à saúde.

3. Como posso saber se uma clínica está regularizada?

Você pode consultar a regularidade de uma clínica nos conselhos de classe de cada profissional envolvido na prestação do serviço. Além disso, é possível consultar a Vigilância Sanitária do seu município ou estado para verificar se a clínica possui licença de funcionamento e se está em conformidade com as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Related video of a vigilancia fiscaliza tres farmacias e duas clinicas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait