A Velha Contrabandista Respostas 7 Ano

Reza October 7, 2021
Texto A Velha Contrabandista Com Interpretação Com Respostas Texto

“A Velha Contrabandista” é um conto escrito pelo escritor brasileiro Murilo Rubião. É uma história curta que faz parte do livro “O Ex-Mágico”. O conto narra a história de uma velha que, apesar de sua idade, ainda se dedica ao contrabando de mercadorias.

O Enredo

A história começa com a apresentação da personagem principal, a velha contrabandista. Ela é descrita como uma mulher idosa, com uma aparência cansada e um pouco descuidada. No entanto, apesar de sua idade, ela ainda é uma figura ativa e trabalhadora.

A velha vive em uma cidade pequena e pacata, onde as pessoas levam uma vida simples e tranquila. No entanto, a cidade tem um problema: a falta de produtos importados. Por causa disso, as pessoas da cidade estão sempre procurando por contrabandistas que possam trazer esses produtos de outros lugares.

E é aí que a velha entra em cena. Ela é uma das principais contrabandistas da cidade, trazendo todo tipo de mercadoria que as pessoas desejam. Ela tem uma rede de contatos e parceiros que a ajudam a transportar as mercadorias de um lugar para outro, sempre com muito cuidado e discrição.

Apesar de seu trabalho ilegal, a velha é vista com simpatia pelas pessoas da cidade. Ela é uma figura respeitada e admirada por sua coragem e habilidade em lidar com o contrabando. No entanto, ela também é vista com um certo receio, já que seu trabalho pode trazer problemas com as autoridades.

Um dia, a velha é chamada para fazer uma entrega importante. Ela precisa levar um carregamento de jóias preciosas para um cliente muito exigente. A entrega é arriscada, já que a polícia está de olho nos contrabandistas da cidade. No entanto, a velha decide arriscar e levar a mercadoria.

For more information, please click the button below.

Após uma longa jornada, a velha finalmente chega ao seu destino. Ela entrega as jóias para o cliente e recebe um pagamento generoso em troca. No entanto, quando ela volta para a cidade, é surpreendida pela polícia, que a prende por contrabando.

Apesar de ter sido pega pela polícia, a velha não se arrepende de seu trabalho. Ela sabe que o contrabando é ilegal, mas também sabe que é uma forma de ajudar as pessoas da cidade a terem acesso a produtos que de outra forma seriam muito caros ou difíceis de conseguir. Ela é uma personagem complexa e interessante, que representa uma faceta pouco conhecida da vida nas cidades pequenas do Brasil.

As Temáticas

O conto “A Velha Contrabandista” aborda várias temáticas importantes, como:

  • A ilegalidade e o contrabando
  • A pobreza e a desigualdade social
  • A coragem e a determinação
  • A velhice e o respeito aos mais velhos
  • A importância do comércio e do mercado na vida das pessoas

As Lições

O conto também traz várias lições importantes, como:

  • A importância de buscar soluções criativas para os problemas
  • A necessidade de coragem e determinação para enfrentar obstáculos
  • A importância do comércio e do mercado na vida das pessoas
  • A necessidade de respeitar os mais velhos e valorizar suas experiências
  • A importância de entender os contextos sociais e culturais em que vivemos

A Relevância para o 7º Ano

O conto “A Velha Contrabandista” é uma leitura interessante e relevante para alunos do 7º ano, já que aborda várias temáticas e lições importantes para essa faixa etária. Alguns dos principais pontos de interesse para os alunos podem incluir:

  • A discussão sobre a ilegalidade e o contrabando
  • A reflexão sobre a pobreza e a desigualdade social
  • A análise da importância do comércio e do mercado na vida das pessoas
  • A valorização da experiência e sabedoria dos mais velhos

Além disso, o conto pode ser utilizado como base para atividades de interpretação de texto, produção de resenhas e análises literárias, entre outras.

Conclusão

O conto “A Velha Contrabandista” é uma história curta, mas muito interessante e rica em temas e lições importantes. Escrito por Murilo Rubião, o conto narra a história de uma velha contrabandista que se dedica a trazer produtos importados para uma cidade pequena e pacata. Apesar de seu trabalho ilegal, ela é vista com simpatia pelas pessoas da cidade, que admiram sua coragem e habilidade. No entanto, ela acaba sendo presa pela polícia, mas não se arrepende de seu trabalho. O conto aborda várias temáticas importantes, como a ilegalidade e o contrabando, a pobreza e a desigualdade social, a coragem e a determinação, a velhice e o respeito aos mais velhos e a importância do comércio e do mercado na vida das pessoas. Ele traz várias lições importantes, como a importância de buscar soluções criativas para os problemas, a necessidade de coragem e determinação para enfrentar obstáculos, a importância do comércio e do mercado na vida das pessoas, a necessidade de respeitar os mais velhos e valorizar suas experiências e a importância de entender os contextos sociais e culturais em que vivemos.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal do conto “A Velha Contrabandista”?

A mensagem principal do conto é que, em certas situações, é necessário buscar soluções criativas e corajosas para resolver problemas. A velha contrabandista é um exemplo disso, já que ela se dedica a trazer produtos importados para a cidade, mesmo que isso seja ilegal. Apesar de ser presa pela polícia, ela não se arrepende de seu trabalho, pois sabe que está ajudando as pessoas da cidade a terem acesso a produtos que de outra forma seriam muito caros ou difíceis de conseguir.

2. Como o conto “A Velha Contrabandista” pode ser utilizado em sala de aula?

O conto pode ser utilizado como base para atividades de interpretação de texto, produção de resenhas e análises literárias, entre outras. Ele também pode ser utilizado como ponto de partida para discussões sobre temas como a ilegalidade e o contrabando, a pobreza e a desigualdade social, a coragem e a determinação, a velhice e o respeito aos mais velhos e a importância do comércio e do mercado na vida das pessoas.

3. Quais são as lições mais importantes do conto “A Velha Contrabandista”?

Algumas das lições mais importantes do conto incluem a importância de buscar soluções criativas para os problemas, a necessidade de coragem e determinação para enfrentar obstáculos, a importância do comércio e do mercado na vida das pessoas, a necessidade de respeitar os mais velhos e valorizar suas experiências e a importância de entender os contextos sociais e culturais em que vivemos.

Related video of a velha contrabandista respostas 7 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait