A Laqueadura Em Alguns Casos Pode Ser Revertida

Reza July 12, 2021
Reversão da laqueadura Dra. Rosane Rodrigues Especialista em

A laqueadura é um método cirúrgico de esterilização feminina, que consiste na obstrução das trompas de falópio para impedir a passagem dos óvulos até o útero, impossibilitando a fecundação. É um procedimento definitivo e irreversível na maioria dos casos, mas em alguns casos específicos, pode ser revertido.

Como é feita a laqueadura?

A laqueadura é uma cirurgia que pode ser realizada por meio de duas técnicas:

Técnica de Pomeroy:

É a técnica mais comum e consiste na realização de uma pequena incisão logo abaixo do umbigo, por onde é introduzido um pequeno instrumento que permite a visualização das trompas de falópio. Em seguida, é feito um corte nas trompas e as extremidades são amarradas ou cauterizadas para impedir a passagem dos óvulos.

Técnica de Essure:

É uma técnica mais moderna e menos invasiva, que consiste na inserção de pequenas molas nas trompas de falópio por meio de um histeroscópio, um instrumento que é introduzido pelo canal vaginal até o útero. As molas provocam uma reação inflamatória nas trompas, que se fecham e impedem a passagem dos óvulos.

Em quais casos a laqueadura pode ser revertida?

A laqueadura é considerada um procedimento definitivo e irreversível na maioria dos casos, mas em algumas situações específicas, é possível reverter a cirurgia. São elas:

  • Quando a laqueadura foi realizada por meio da técnica de Pomeroy e as trompas de falópio foram apenas amarradas, sem corte ou cauterização;
  • Quando a laqueadura foi realizada por meio da técnica de Essure e as molas não foram corretamente posicionadas nas trompas de falópio;
  • Quando a mulher se arrepende da decisão de fazer a laqueadura e deseja ter filhos novamente.

Como é feita a reversão da laqueadura?

A reversão da laqueadura é uma cirurgia complexa que deve ser realizada por um especialista em reprodução humana. O procedimento consiste na recanalização das trompas de falópio, ou seja, na reconstrução do canal para permitir a passagem dos óvulos até o útero.

For more information, please click the button below.

A técnica mais comum de reversão da laqueadura é a anastomose tubária, que consiste na sutura das extremidades das trompas que foram cortadas ou cauterizadas durante a laqueadura. A cirurgia é realizada sob anestesia geral e pode durar de duas a quatro horas.

Após a reversão da laqueadura, é necessário que a mulher espere pelo menos três meses para tentar engravidar, para permitir que as trompas se recuperem completamente da cirurgia. A taxa de sucesso da cirurgia varia de acordo com a técnica utilizada na laqueadura, a idade da mulher e o tempo decorrido desde a cirurgia original.

Quais são os riscos da reversão da laqueadura?

A reversão da laqueadura é uma cirurgia complexa que apresenta alguns riscos, como:

  • Hemorragia;
  • Infecção;
  • Danos às trompas de falópio;
  • Formação de aderências;
  • Gravidez ectópica (quando o embrião se implanta fora do útero);
  • Aborto espontâneo;
  • Baixa taxa de sucesso.

Por isso, é importante que a mulher avalie cuidadosamente os riscos e benefícios da reversão da laqueadura antes de decidir pelo procedimento.

Conclusão

A laqueadura é um método definitivo e irreversível de esterilização feminina, mas em alguns casos específicos, pode ser revertida por meio de cirurgia. A reversão da laqueadura é uma técnica complexa que deve ser realizada por um especialista em reprodução humana e apresenta alguns riscos. Por isso, é importante que a mulher avalie cuidadosamente os riscos e benefícios da reversão da laqueadura antes de decidir pelo procedimento.

FAQs

1. A reversão da laqueadura é um procedimento seguro?

A reversão da laqueadura apresenta alguns riscos, como hemorragia, infecção, danos às trompas de falópio, formação de aderências, gravidez ectópica, aborto espontâneo e baixa taxa de sucesso. Por isso, é importante que a mulher avalie cuidadosamente os riscos e benefícios da cirurgia antes de decidir pelo procedimento.

2. Qual é a taxa de sucesso da reversão da laqueadura?

A taxa de sucesso da reversão da laqueadura varia de acordo com a técnica utilizada na laqueadura, a idade da mulher e o tempo decorrido desde a cirurgia original. Em geral, a taxa de sucesso varia entre 40% e 85%, sendo maior quando a laqueadura foi realizada por meio da técnica de Pomeroy e menor quando a laqueadura foi realizada por meio da técnica de Essure.

3. A reversão da laqueadura é uma opção para todas as mulheres que desejam ter filhos novamente?

Não, a reversão da laqueadura é uma opção apenas para mulheres que se submeteram à laqueadura por meio da técnica de Pomeroy ou Essure e que desejam ter filhos novamente. Além disso, a cirurgia apresenta alguns riscos e pode não ser bem-sucedida em todos os casos, por isso, é importante que a mulher avalie cuidadosamente os riscos e benefícios antes de decidir pelo procedimento.

Related video of a laqueadura em alguns casos pode ser revertida

https://youtube.com/watch?v=rj6b14x0YOs

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait