A Fotocópia Da Carteira Nacional De Habilitação É Válida?

Reza February 23, 2022
Pin de Roquesouzanunes Maria em foto Carteira de identidade, Carteira

Introdução

A carteira nacional de habilitação (CNH) é um documento importante para quem deseja dirigir ou conduzir um veículo em território nacional. Ela é emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e tem validade em todo o Brasil. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a validade da fotocópia da CNH, ou seja, se é possível utilizar uma cópia do documento ao invés do original. Neste artigo, vamos esclarecer essa questão e explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

A Fotocópia da Carteira Nacional de Habilitação é Válida?

A resposta para essa pergunta é sim, a fotocópia da carteira nacional de habilitação é válida em algumas situações específicas. De acordo com o DENATRAN, a cópia do documento pode ser utilizada em casos de perda, roubo ou furto da CNH original, desde que a cópia esteja autenticada em cartório. Além disso, a fotocópia da CNH pode ser utilizada em alguns procedimentos administrativos, como na renovação da habilitação ou na transferência de pontos na carteira. No entanto, é importante ressaltar que a cópia só é aceita se estiver autenticada em cartório.

Autenticação em Cartório

A autenticação em cartório é um procedimento que garante a validade jurídica de um documento. Para autenticar uma cópia da CNH em cartório, é necessário apresentar o documento original e uma cópia simples. O cartório irá conferir se a cópia é fiel ao original e, caso esteja tudo certo, irá autenticar o documento. É importante ressaltar que a autenticação em cartório tem validade por tempo indeterminado, ou seja, a cópia autenticada pode ser utilizada em qualquer momento futuro.

Quando a Fotocópia da CNH não é Válida?

Existem algumas situações em que a fotocópia da CNH não é válida. Veja abaixo: – Se a cópia não estiver autenticada em cartório; – Se a CNH original estiver disponível e em boas condições de uso; – Se a cópia estiver adulterada ou rasurada; – Se a cópia estiver ilegível ou com informações faltando. Em todas essas situações, é necessário apresentar a CNH original para comprovar a validade da habilitação.

Conclusão

Como vimos neste artigo, a fotocópia da carteira nacional de habilitação é válida em algumas situações específicas, como em caso de perda ou roubo da CNH original, ou em procedimentos administrativos que exijam a apresentação do documento. No entanto, é importante ressaltar que a cópia só é aceita se estiver autenticada em cartório. Em outras situações, é necessário apresentar a CNH original para comprovar a validade da habilitação.

FAQs

1. É possível utilizar a fotocópia da CNH como documento de identificação?

Não, a fotocópia da CNH não é um documento de identificação válido. Para comprovar sua identidade, é necessário apresentar um documento original com foto, como RG ou passaporte.

For more information, please click the button below.

2. Qual é a validade da CNH?

A validade da CNH varia de acordo com a categoria da habilitação. Para a categoria A (motocicletas), a validade é de 5 anos. Para as categorias B, C e D (carros e caminhões), a validade é de 10 anos. Já para a categoria E (carros e caminhões com reboque), a validade é de 5 anos.

3. O que fazer em caso de perda ou roubo da CNH original?

Em caso de perda ou roubo da CNH original, é necessário fazer um boletim de ocorrência e solicitar uma segunda via do documento no DETRAN de seu estado. Enquanto aguarda a emissão da segunda via, é possível utilizar uma cópia autenticada da CNH para comprovar a validade da habilitação.

Related video of a fotocópia da carteira nacional de habilitação é valida

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait