A Figura Representa Um Experimento De Eletrólise

Reza November 9, 2021
A Figura Representa Um Experimento De Eletrólise EDUCA

A eletrólise é um processo químico em que uma corrente elétrica é aplicada a uma solução, levando à decomposição dos compostos presentes nela. A figura representa um experimento de eletrólise, que pode ser realizado em laboratório para observar essa reação.

O que é eletrólise?

A eletrólise é um processo químico que ocorre quando uma corrente elétrica é aplicada a uma solução, levando à decomposição dos compostos presentes nela. Esse processo é utilizado em diversas aplicações, como na obtenção de metais, na purificação de metais, na produção de gases e na fabricação de produtos químicos.

Como funciona o processo de eletrólise?

O processo de eletrólise é baseado na aplicação de uma corrente elétrica a uma solução iônica, que é composta por íons positivos e negativos. Quando a corrente elétrica é aplicada à solução, os íons são atraídos pelos eletrodos, que são os condutores elétricos que são mergulhados na solução.

No eletrodo negativo, também chamado de cátodo, ocorre a redução dos íons positivos presentes na solução. Já no eletrodo positivo, também chamado de ânodo, ocorre a oxidação dos íons negativos presentes na solução.

Essas reações de redução e oxidação levam à separação dos elementos químicos presentes na solução, que são depositados nos eletrodos. O processo de eletrólise pode ser utilizado para a obtenção de metais, como o alumínio, que é obtido a partir da eletrólise da bauxita.

Quais são os principais tipos de eletrólise?

Existem diferentes tipos de eletrólise, que são utilizados para diferentes aplicações. Alguns exemplos são:

For more information, please click the button below.
  • Eletrólise aquosa: é realizada em soluções aquosas, ou seja, em soluções que contêm água. Esse tipo de eletrólise é utilizado na produção de gases, como o hidrogênio e o oxigênio, que são obtidos a partir da eletrólise da água.
  • Eletrólise ígnea: é realizada em soluções fundidas, ou seja, em soluções que são aquecidas a altas temperaturas para que se tornem líquidas ou gasosas. Esse tipo de eletrólise é utilizado na obtenção de metais puros, como o alumínio e o ferro.
  • Eletrólise de fusão: é realizada em soluções que são fundidas para que ocorra a eletrólise. Esse tipo de eletrólise é utilizado na produção de metais, como o cobre e o zinco.

Como é realizado o experimento de eletrólise?

Para realizar o experimento de eletrólise, é necessário ter uma solução iônica, que pode ser preparada a partir da dissolução de um sal em água. Em seguida, é necessário montar um circuito elétrico, que deve incluir uma fonte de corrente contínua, um ânodo e um cátodo.

O ânodo e o cátodo devem ser colocados na solução, de forma que o ânodo fique na parte positiva da fonte de corrente e o cátodo na parte negativa. Em seguida, deve-se ligar a fonte de corrente contínua e observar as reações que ocorrem nos eletrodos.

No eletrodo negativo, ou cátodo, ocorre a redução dos íons positivos presentes na solução. Já no eletrodo positivo, ou ânodo, ocorre a oxidação dos íons negativos presentes na solução.

Quais são as aplicações da eletrólise?

A eletrólise é utilizada em diversas aplicações, como na obtenção de metais, na purificação de metais, na produção de gases e na fabricação de produtos químicos. Alguns exemplos são:

  • Obtenção de alumínio: o alumínio é obtido a partir da eletrólise da bauxita, que é uma rocha que contém óxido de alumínio.
  • Purificação de metais: a eletrólise é utilizada na purificação de metais, como o cobre, o zinco e o níquel.
  • Produção de gases: a eletrólise da água é utilizada na produção de gases, como o hidrogênio e o oxigênio.
  • Fabricação de produtos químicos: a eletrólise é utilizada na fabricação de produtos químicos, como o cloro, que é obtido a partir da eletrólise do cloreto de sódio.

Conclusão

A eletrólise é um processo químico que ocorre quando uma corrente elétrica é aplicada a uma solução iônica, levando à decomposição dos compostos presentes nela. Esse processo é utilizado em diversas aplicações, como na obtenção de metais, na purificação de metais, na produção de gases e na fabricação de produtos químicos.

FAQs

1. Qual é a diferença entre eletrólise aquosa e eletrólise ígnea?

A eletrólise aquosa é realizada em soluções que contêm água, enquanto a eletrólise ígnea é realizada em soluções fundidas, ou seja, em soluções que são aquecidas a altas temperaturas para que se tornem líquidas ou gasosas.

2. Quais são os eletrodos utilizados na eletrólise?

Os eletrodos utilizados na eletrólise são o ânodo e o cátodo. O ânodo é o eletrodo positivo, enquanto o cátodo é o eletrodo negativo.

3. Como a eletrólise é utilizada na produção de alumínio?

O alumínio é obtido a partir da eletrólise da bauxita, que é uma rocha que contém óxido de alumínio. Na eletrólise da bauxita, o óxido de alumínio é dissolvido em criolita fundida, que é uma solução iônica. Em seguida, é aplicada uma corrente elétrica à solução, levando à separação do alumínio e do oxigênio. O alumínio é depositado no cátodo, enquanto o oxigênio é liberado no ânodo.

Related video of a figura representa um experimento de eletrólise

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait