A Estrutura Condicional De Seleção De Casos

Reza December 7, 2021
Algoritmos Resolvidos VisualG e dicas de programação Estrutura Condicional
A programação é uma parte fundamental da tecnologia, permitindo que os desenvolvedores criem softwares e aplicativos que são usados diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo. Um dos conceitos mais importantes na programação é a estrutura condicional de seleção de casos, uma técnica usada para controlar o fluxo de um programa. Neste artigo, explicaremos o que é a estrutura condicional de seleção de casos e como ela é usada na programação.

O que é a estrutura condicional de seleção de casos?

A estrutura condicional de seleção de casos é uma técnica usada na programação para controlar o fluxo de um programa. Ela permite que o programa tome decisões com base em uma condição ou conjunto de condições. Em outras palavras, a estrutura condicional de seleção de casos permite que um programa execute diferentes ações com base em diferentes situações. Por exemplo, um programa pode ter uma estrutura condicional de seleção de casos que verifica se um usuário digitou a senha correta. Se a senha estiver correta, o programa permitirá que o usuário acesse uma área restrita. Se a senha estiver incorreta, o programa exibirá uma mensagem de erro e pedirá que o usuário tente novamente.

Como a estrutura condicional de seleção de casos funciona?

A estrutura condicional de seleção de casos usa expressões condicionais para determinar qual conjunto de instruções deve ser executado. Essas expressões condicionais são avaliadas em tempo de execução e podem ser verdadeiras ou falsas. Existem dois tipos principais de estruturas condicionais de seleção de casos: if/else e switch/case.

if/else

A estrutura condicional if/else é usada para executar um conjunto de instruções se uma condição for verdadeira e outro conjunto de instruções se a condição for falsa. A sintaxe básica do if/else é a seguinte: if (condição) {
    // conjunto de instruções a ser executado se a condição for verdadeira
} else {
    // conjunto de instruções a ser executado se a condição for falsa
}
Por exemplo, o seguinte código verifica se um número é positivo ou negativo e exibe uma mensagem correspondente: if (numero > 0) {
    console.log("O número é positivo");
} else {
    console.log("O número é negativo");
}

switch/case

A estrutura condicional switch/case é usada para executar um conjunto de instruções com base em um valor de entrada. A sintaxe básica do switch/case é a seguinte: switch (valor) {
    case valor1:
        // conjunto de instruções a ser executado se o valor for valor1
        break;
    case valor2:
        // conjunto de instruções a ser executado se o valor for valor2
        break;
    default:
        // conjunto de instruções a ser executado se o valor não for nenhum dos valores acima
}
Por exemplo, o seguinte código verifica o dia da semana com base em um número de 1 a 7 e exibe o nome do dia correspondente: switch (diaDaSemana) {
    case 1:
        console.log("Domingo");
        break;
    case 2:
        console.log("Segunda-feira");
        break;
    case 3:
        console.log("Terça-feira");
        break;
    case 4:
        console.log("Quarta-feira");
        break;
    case 5:
        console.log("Quinta-feira");
        break;
    case 6:
        console.log("Sexta-feira");
        break;
    case 7:
        console.log("Sábado");
        break;
    default:
        console.log("Dia inválido");
}

Por que a estrutura condicional de seleção de casos é importante?

A estrutura condicional de seleção de casos é importante porque permite que um programa tome decisões com base em diferentes situações. Sem a estrutura condicional de seleção de casos, um programa teria que executar as mesmas instruções, independentemente das circunstâncias. Isso tornaria o programa menos flexível e menos útil para o usuário. A estrutura condicional de seleção de casos também é importante porque ajuda a reduzir o número de linhas de código necessárias para executar uma determinada tarefa. Em vez de escrever várias instruções para lidar com cada situação possível, um programador pode usar a estrutura condicional de seleção de casos para lidar com todas as situações em um único bloco de código.

Conclusão

A estrutura condicional de seleção de casos é uma técnica fundamental na programação. Ela permite que um programa tome decisões com base em diferentes situações e reduz o número de linhas de código necessárias para executar uma determinada tarefa. Existem dois tipos principais de estruturas condicionais de seleção de casos: if/else e switch/case. Um programador deve escolher o tipo de estrutura condicional de seleção de casos apropriado com base nas necessidades do programa.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Como posso saber qual tipo de estrutura condicional de seleção de casos usar?

Você deve escolher o tipo de estrutura condicional de seleção de casos apropriado com base nas necessidades do seu programa. Se você precisa verificar uma condição simples, use a estrutura if/else. Se você precisa executar diferentes conjuntos de instruções com base em um valor de entrada, use a estrutura switch/case.

2. Existem outros tipos de estruturas condicionais de seleção de casos?

Existem outros tipos de estruturas condicionais de seleção de casos, como a estrutura if/else if, que permite que um programa execute diferentes conjuntos de instruções com base em várias condições. No entanto, a estrutura if/else e a estrutura switch/case são as mais comuns e são usadas na maioria dos programas.

3. Posso usar a estrutura condicional de seleção de casos em qualquer linguagem de programação?

Sim, a estrutura condicional de seleção de casos é uma técnica comum em todas as linguagens de programação. No entanto, a sintaxe exata da estrutura condicional de seleção de casos pode variar de uma linguagem de programação para outra. Certifique-se de verificar a documentação da linguagem que você está usando para obter informações específicas.

Related video of a estrutura condicional de seleção de casos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait