A Barata Diz Que Tem Palavra Cantada

Reza March 3, 2022
Atividades Da Cantiga A Barata Diz Que Tem EDUCA

A expressão “a barata diz que tem palavra cantada” é um ditado popular que significa que alguém está se achando mais do que é, ou seja, está se vangloriando de algo que não possui ou não é capaz de fazer.

Origem da Expressão

A origem da expressão é incerta, mas há duas teorias que são mais aceitas:

  • Uma delas diz que a expressão surgiu a partir de uma brincadeira infantil, em que as crianças pegavam uma barata e a colocavam dentro de um copo. Depois, elas faziam uma espécie de “competição”, em que cada uma delas dizia que a barata “cantava” uma palavra diferente. Na verdade, a barata não faz nenhum som, mas as crianças fingiam que sim para se divertir.
  • A outra teoria é que a expressão surgiu a partir da observação de pessoas que se vangloriavam de coisas que não eram verdadeiras. Assim, o ditado popular “a barata diz que tem palavra cantada” passou a ser usado para descrever essas pessoas.

Significado da Expressão

O significado da expressão é bastante claro: ela é usada para descrever pessoas que se acham mais do que são, ou seja, que se vangloriam de coisas que não são verdadeiras ou que não são capazes de fazer. É uma forma de criticar essas pessoas e mostrar que elas estão sendo arrogantes.

Exemplos de Uso

Algumas frases que usam a expressão “a barata diz que tem palavra cantada” são:

  • Ele nunca jogou futebol na vida, mas fica se gabando de que é um craque. A barata diz que tem palavra cantada.
  • Ela disse que ia fazer um jantar maravilhoso para toda a família, mas no final não conseguiu fazer nem uma salada. A barata diz que tem palavra cantada.
  • O político disse que ia resolver todos os problemas da cidade em um mês, mas até agora não fez nada. A barata diz que tem palavra cantada.

Conclusão

A expressão “a barata diz que tem palavra cantada” é um ditado popular que é usado para criticar pessoas que se vangloriam de coisas que não são verdadeiras ou que não são capazes de fazer. Embora não se saiba ao certo a origem da expressão, ela é bastante conhecida e usada em todo o Brasil.

FAQs

O que significa a expressão “a barata diz que tem palavra cantada”?

Significa que alguém está se achando mais do que é, ou seja, está se vangloriando de algo que não possui ou não é capaz de fazer.

For more information, please click the button below.

Qual é a origem da expressão?

A origem da expressão é incerta, mas há duas teorias que são mais aceitas: uma delas diz que a expressão surgiu a partir de uma brincadeira infantil, em que as crianças fingiam que a barata “cantava” uma palavra diferente; a outra teoria é que a expressão surgiu a partir da observação de pessoas que se vangloriavam de coisas que não eram verdadeiras.

Como a expressão é usada na prática?

A expressão é usada para criticar pessoas que se vangloriam de coisas que não são verdadeiras ou que não são capazes de fazer. É uma forma de mostrar que essas pessoas estão sendo arrogantes.

Related video of a barata diz que tem palavra cantada

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait