A Acepção Sentido Em Que Se Toma Uma Palavra

Reza June 9, 2022
A)Qual das acepções explica o sentido da palavra no poema?Por quê? B

A acepção sentido em que se toma uma palavra é um conceito da Semântica, que se preocupa em estudar o significado das palavras e como elas são usadas na comunicação. Em outras palavras, a acepção é a forma como uma palavra pode ter diferentes significados, dependendo do contexto em que é usada.

O Que é Acepção?

Acepção é um termo que vem do latim acceptio, que significa “ato de aceitar”. Na língua portuguesa, a palavra acepção é usada para se referir à variedade de significados que uma palavra pode ter, dependendo do contexto em que é usada. Em outras palavras, a acepção é a forma como uma palavra pode ser entendida em diferentes sentidos.

Exemplo de Acepção

Um exemplo de acepção é a palavra “banco”. Dependendo do contexto em que é usada, essa palavra pode ter diferentes significados. Veja alguns exemplos:

  • “Eu preciso ir ao banco para sacar dinheiro”. Nesse caso, a palavra “banco” se refere a uma instituição financeira onde é possível realizar transações bancárias;
  • “O jogador sentou no banco de reservas”. Nesse caso, a palavra “banco” se refere a um assento localizado na beira do campo onde os jogadores que não estão em campo ficam;
  • “O rio corre ao lado do banco de areia”. Nesse caso, a palavra “banco” se refere a uma formação de areia que se acumula no leito do rio.

Como podemos ver, a palavra “banco” pode ter diferentes significados, dependendo do contexto em que é usada. Essa é uma das características da acepção.

Tipos de Acepção

Existem diferentes tipos de acepção, que podem ser classificados em dois grupos principais:

  • Acepção Lexical: é a acepção que se refere ao significado de uma palavra em si mesma, sem considerar o contexto em que é usada. Por exemplo, a palavra “amigo” tem como acepção lexical o significado de “pessoa que tem afeto ou estima por outra”. Esse significado é válido em qualquer contexto em que a palavra “amigo” seja usada;
  • Acepção Contextual: é a acepção que se refere ao significado de uma palavra em um contexto específico. Por exemplo, a palavra “banco” pode ter diferentes acepções contextuais, dependendo do contexto em que é usada, como vimos anteriormente.

Como Identificar a Acepção de uma Palavra?

Para identificar a acepção de uma palavra, é necessário levar em consideração o contexto em que ela é usada. Algumas dicas que podem ajudar nessa identificação são:

For more information, please click the button below.
  • Analisar o contexto em que a palavra é usada;
  • Observar as palavras que estão próximas à palavra em questão;
  • Considerar o registro de linguagem em que a palavra é usada (formal, informal, técnico, etc.);
  • Consultar um dicionário, que pode indicar as diferentes acepções de uma palavra.

Conclusão

A acepção sentido em que se toma uma palavra é um conceito importante para entendermos como as palavras são usadas na comunicação. É fundamental levar em consideração o contexto em que uma palavra é usada para identificar sua acepção e evitar equívocos na interpretação de um texto. A Semântica é a área da Linguística que se dedica ao estudo da acepção e dos outros aspectos relacionados ao significado das palavras.

FAQs

1. Qual é a diferença entre acepção lexical e acepção contextual?

A acepção lexical se refere ao significado de uma palavra em si mesma, sem considerar o contexto em que é usada. Já a acepção contextual se refere ao significado de uma palavra em um contexto específico.

2. Como identificar a acepção de uma palavra?

Para identificar a acepção de uma palavra, é necessário levar em consideração o contexto em que ela é usada. Algumas dicas que podem ajudar nessa identificação são analisar o contexto em que a palavra é usada, observar as palavras que estão próximas à palavra em questão, considerar o registro de linguagem em que a palavra é usada e consultar um dicionário.

3. Por que é importante entender a acepção de uma palavra?

É importante entender a acepção de uma palavra para evitar equívocos na interpretação de um texto e para se comunicar de forma clara e precisa. A acepção pode mudar o significado de uma palavra, dependendo do contexto em que é usada, e isso pode afetar a compreensão de um texto.

Related video of a acepção sentido em que se toma uma palavra

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait