2.4.1 Do Edital Enem 2021

Reza July 31, 2021
Edital do Enem 2021 datas, inscrições e novidades

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada pelo Ministério da Educação que avalia o desempenho dos estudantes no final da educação básica. A prova é composta por quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, o ENEM também é utilizado como critério para ingresso em diversas universidades e programas de ensino superior do país.

O que é o item 2.4.1 do edital ENEM 2021?

O item 2.4.1 do edital ENEM 2021 se refere às informações sobre as inscrições para a prova. De acordo com o edital, as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial do ENEM, entre os dias 30 de junho e 14 de julho de 2021.

Quais são os requisitos para se inscrever no ENEM 2021?

Os requisitos para se inscrever no ENEM 2021 são:

  • Ter concluído o ensino médio ou estar cursando a última série em 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública ou em escola da rede privada com bolsa de estudo integral;
  • Não ter zerado a prova de redação em edições anteriores do ENEM;
  • Não ter menos de 16 anos de idade, na data de realização do exame;
  • Ter documento de identificação válido e com foto;
  • Pagar a taxa de inscrição, caso não esteja isento.

Qual é o valor da taxa de inscrição?

O valor da taxa de inscrição do ENEM 2021 é de R$ 85,00. No entanto, os estudantes que se enquadram em alguns critérios podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Esses critérios incluem:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede privada, mas como bolsista integral;
  • Ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Como solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2021?

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2021, o estudante deve seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site oficial do ENEM durante o período de solicitação de isenção;
  2. Preencher o formulário de solicitação de isenção, informando os dados solicitados;
  3. Anexar os documentos comprobatórios, conforme o caso;
  4. Enviar a solicitação.

Após enviar a solicitação, o estudante deverá aguardar a análise da documentação pela equipe do ENEM. Caso a isenção seja concedida, o estudante receberá uma mensagem de confirmação e poderá realizar a inscrição gratuitamente. Caso a isenção seja negada, o estudante ainda poderá se inscrever na prova, mas deverá pagar a taxa de inscrição.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O ENEM é uma prova importante para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. O item 2.4.1 do edital ENEM 2021 traz informações relevantes sobre as inscrições para a prova, incluindo os requisitos para se inscrever, o valor da taxa de inscrição e a possibilidade de solicitar isenção. É importante que os estudantes que desejam realizar a prova estejam atentos a essas informações e cumpram os prazos estabelecidos pelo edital.

FAQs

1. O que é o ENEM?

O ENEM é uma prova aplicada pelo Ministério da Educação que avalia o desempenho dos estudantes no final da educação básica.

2. Qual é o valor da taxa de inscrição do ENEM 2021?

O valor da taxa de inscrição do ENEM 2021 é de R$ 85,00.

3. Quais são os requisitos para se inscrever no ENEM 2021?

Os requisitos para se inscrever no ENEM 2021 são: ter concluído o ensino médio ou estar cursando a última série em 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública ou em escola da rede privada com bolsa de estudo integral; não ter zerado a prova de redação em edições anteriores do ENEM; não ter menos de 16 anos de idade, na data de realização do exame; ter documento de identificação válido e com foto; e pagar a taxa de inscrição, caso não esteja isento.

Related video of 2.4.1 do edital enem 2021

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait